Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para integrar as mudanças climáticas no planejamento de uso e ocupação do solo: perspectivas para as escalas local e regional

Processo: 17/09617-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 13 de julho de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Francisco Fabbro Neto
Beneficiário:Francisco Fabbro Neto
Anfitrião: M. Belen Gomez
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Planejamento territorial   Mudança climática   Uso do solo

Resumo

O uso e ocupação do solo e os recursos hídricos vem sendo gerenciados de maneira fragmentada, sendo que problemas urbanos relacionados aos recursos hídricos, e viceversa, refletem as lacunas de integração entre estes setores. O setor público de planejamento territorial dispõe de instrumentos para regular o desenvolvimento, como o Plano de Bacia Hidrográfica PBH, que atua em âmbito regional e os Planos Diretores Municipais PD, em âmbito municipal, os quais possuem sobreposição de interesses e áreas de gerenciamento. Atualmente, no Litoral Norte do Estado de São Paulo está em processo de elaboração o Plano de Segurança Hídrica para Consumo Humano, se caracterizando como mais um instrumento de planejamento com potencial para influenciar o uso e ocupação do solo. Entretanto, no Brasil, tais instrumentos não preveem a incorporação das possíveis mudanças climáticas, o que pode prejudicar a efetividade de suas diretrizes no futuro. Desta maneira, é necessário identificar estratégias para incorporar as possíveis mudanças climáticas no planejamento de uso e ocupação do solo. Esta pesquisa propõe analisar documentos de referência e práticas internacionais de adaptação às mudanças climáticas, serão analisados os elementos de definição de escopo dos estudos, assim como os procedimentos de elaboração, atribuição de competências e execução a fim de desenvolver diretrizes para serem incorporadas na realidade brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO FABBRO NETO; MARIA BELÉN GÓMEZ-MARTÍN. Comparative Analysis of Water Stress Management’s Tools Between Alicante - Spain and Caraguatatuba - Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 1, p. -, 2021.
FABBRO NETO, FRANCISCO; BELEN GOMEZ-MARTIN, MARIA. Comparative Analysis of Water Stress Management's Tools Between Alicante - Spain and Caraguatatuba - Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 1 2021. Citações Web of Science: 0.
FABBRO NETO, FRANCISCO; BELEN GOMEZ-MARTIN, MARIA. Water safety plan integrated to the land use and occupation measures: Proposals for Caraguatatuba-SP, Brazil. LAND USE POLICY, v. 97, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.