Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens em missão: a Church Missionary Society e a construção de regimes visuais no reino de Buganda (África Oriental, 1875-1922).

Processo: 17/04421-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 26 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Solange Ferraz de Lima
Beneficiário:Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):África Oriental

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar os processos envolvidos na construção de determinados regimes visuais produzidos a partir das interações sociais estabelecidas entre missionários britânicos anglicanos e as populações que habitavam o reino de Buganda, África Oriental, entre o final do século XIX e o início do XX. Para tanto, selecionamos um conjunto documental diversificado, composto por relatos de viajantes, narrativas missionárias, álbuns e periódicos ilustrados relacionados às ações empreendidas pela Church Missionary Society na região dos Grandes Lagos entre as décadas de 1870 e 1920. Por meio do contato com tais fontes - ainda pouco exploradas sob a perspectiva da imagem enquanto produto e produtora de dinâmicas sociais - pretendemos compreender os múltiplos papéis que os registros visuais - fotografias, gravuras, desenhos e ilustrações produzidas neste cenário - desempenharam na conformação de práticas, discursos e projeções europeias sobre o continente africano. Adotando como fios condutores tais pressupostos, também almejamos discutir como a produção de uma iconografia de cunho missionário elaborada no contexto de implantação do imperialismo britânico na África Oriental se deu a partir de diferentes agenciamentos sociais, transitou por variados circuitos e foi reapropriada em diferentes campos do conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)