Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do papel da inervação simpática durante o desenvolvimento de glândulas salivares em modelo animal

Processo: 17/11207-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 24 de julho de 2017
Vigência (Término): 15 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Silvia Vanessa Lourenço
Beneficiário:Tathyane Harumi Nakajima Teshima
Supervisor no Exterior: Abigail Saffron Tucker
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/12222-6 - Investigação dos mecanismos de expansão luminal em ductos de glândulas salivares humanas: estudo funcional e validação morfogenética de polarização celular, atuação de fatores de crescimento e componentes intraluminais, BP.PD
Assunto(s):Morfogênese   Glândulas salivares   Fatores de crescimento neural

Resumo

Atualmente, sabe-se que a presença de nervos autônomos é fundamental para o adequado desenvolvimento das glândulas salivares. Em particular, tem-se relatado extensivamente que os nervos parassimpáticos possuem um papel essencial durante o desenvolvimento glandular de camundongos, mantendo as células epiteliais progenitoras em estado indiferenciado. A atividade dos nervos simpáticos por sua vez tem sido correlacionado com a função secretória de glândulas adultas, porém nenhum papel foi demonstrado em glândulas em formação. Em uma colaboração recente realizada no laboratório da Profa Dra Abigail Tucker com apoio da FAPESP, os resultados preliminares exibiram a presença de nervos simpáticos desde estágios precoces de desenvolvimento, muito anteriormente ao que se tem relatado na literatura, em meio ao gânglio parassimpático das glândulas salivares. Esses nervos simpáticos TH-positivos estendem-se e seguem os nervos parassimpáticos a partir da fase canalicular, atingindo as estruturas secretoras acinares. Mais importante, conseguimos demonstrar que a inibição específica da inervação simpática em glândulas em desenvolvimento resultou em notável defeito no processo de ramificação da morfogênese, impedindo a formação normal glandular. Tais resultados promissores complementam o objetivo principal do projeto de pós-doutorado no país, que sustentam o propósito deste plano de pesquisa. O alvo principal deste projeto é então avaliar o papel dos nervos simpáticos durante o desenvolvimento de glândulas salivares, direcionado a analisar ensaios in vitro através do uso de linhas transgênicas de camundongo ainda não investigadas nesta área de pesquisa e tentar identificar os mecanismos que fundamentam essa regulação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TESHIMA, T. H. N.; TUCKER, A. S.; LOURENCO, V, S. Dual Sympathetic Input into Developing Salivary Glands. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 98, n. 10 JULY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.