Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre os efeitos antimicrobianos da Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana mediada pela curcumina e da clorexidina sobre microcosmos de lesões de cárie em dentina

Processo: 16/24962-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Eliézer Gutierres
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Biofilmes   Placa bacteriana   Terapia fotodinâmica   Clorexidina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biofilme | Cárie Dentária | clorexidina | Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana | Biofilmes Orais

Resumo

O presente estudo tem por objetivo comparar in vitro o efeito antimicrobiano imediato e tardio da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) e da clorexidina sobre a viabilidade de grupos específicos de microrganismos provenientes de lesão de cárie em dentina. Amostras de dentina infectada serão coletadas de dez crianças com idades entre 7 e 11 anos. As amostras serão utilizadas como inóculo para o crescimento de biofilmes sobre blocos de dentina bovina por 5 dias. Em seguida, os biofilmes serão tratados com solução de digluconato de clorexidina ou pela associação de curcumina e um LED azul (420 nm). A viabilidade de grupos de microrganismos específicos será determinada pelas contagens de unidades formadoras de colônia de microrganismos totais viáveis (Agar Soja Triptona Sangue), estreptococos totais (Agar Mitis Salivarius), estreptococos do grupo mutans (Agar Mitis Salivarius com sacarose a 20% e bacitracina a 0,2%) e lactobacilos (Agar Rogosa com ácido acético glacial a 0,13%). O método de espectrofotometria enzimática será utilizado para avaliar a concentração de L-lactato em meio de cultura. A análise estatística será conduzida de acordo com a normalidade e homogeneidade dos dados. Valores de P<0,05 serão considerados significativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES LAMARQUE, GIULIANA CAMPOS; CUSICANQUI MENDEZ, DANIELA ALEJANDRA; GUTIERREZ, ELIEZER; DIONISIO, EVANDRO JOSE; ANDRADE MOREIRA MACHADO, MARIA APARECIDA; OLIVEIRA, THAIS MARCHINI; RIOS, DANIELA; CRUVINEL, THIAGO. Could chlorhexidine be an adequate positive control for antimicrobial photodynamic therapy in- in vitro studies?. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 25, p. 58-62, . (14/10897-0, 16/24962-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.