Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção de graduandos em Nutrição de dois contextos geográficos sobre a inserção do profissional nutricionista na rede de Atenção Básica do SUS

Processo: 17/04266-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Rita Marques de Oliveira
Beneficiário:Talita Cardoso Rossi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança alimentar   Educação   Ensino superior   Atenção primária à saúde   Sistema Único de Saúde   Nutrição humana

Resumo

Apesar da ênfase no direcionamento social e integrativo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de nível superior em Nutrição, a maioria os cursos de graduação nessa área ainda reproduzem um sistema de educação em saúde biologicista, compartimentalizado e hospitalocêntrico. No sentido de orientar a formação dos profissionais da área da saúde para a inserção no Sistema Único de Saúde, vem se constituindo um arcabouço de materiais teóricos e práticos buscando formas de viabilizar processos educativos mais significativos para a formação de agentes promotores de uma saúde integral e universalizada. OBJETIVO: Compreender como os alunos de nutrição de dois contextos geográficos percebem a inserção do profissional nutricionista na rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde e quais são as experiências mais significativas para a construção dessa percepção. METODOLOGIA: Estudantes do primeiro e último anos de graduação em nutrição serão submetidos a uma entrevista na qual serão expostos à 3 questões elaboradas para responder o objetivo da pesquisa, na perspectiva de desenvolver um estudo qualitativo exploratório. O número de participantes será definido por saturação das respostas. Será utilizado o método de Análise do Conteúdo do tipo Temática para análise dos dados coletados. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se com esse estudo avaliar e discutir os resultados da integração do currículo com a prática do serviço de saúde na formação de profissionais nutricionistas em relação às DCN do curso de Nutrição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)