Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenças de apoio social e processamento cognitivo de um grupo de idosos que cuidam e que não cuidam

Processo: 16/21521-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sofia Cristina Iost Pavarini
Beneficiário:Wellinton Lucas Silva de Almeida
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Potencial evocado P300   Apoio social   Idosos   Cuidadores

Resumo

A tarefa de cuidar pode produzir efeitos negativos na saúde mental e física dos cuidadores, assim como há evidências de que pode ocorrer um declínio do processamento cognitivo com o envelhecimento, interferindo negativamente na capacidade de prestar cuidados. Tais efeitos negativos podem ser reduzidos, se os cuidadores receberem apoio social, visando a manutenção e promoção da sua saúde física e psicológica. Esta pesquisa tem o objetivo analisar as diferenças de apoio social e processamento cognitivo de um grupo de idosos que cuidam e que não cuidam. Trata-se de um estudo transversal, comparativo de caráter quantitativo. A amostra será composta por um grupo de 41 idosos cuidadores e de um grupo controle, constituído por 41 idosos não cuidadores, pareados por sexo e idade. Serão utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Questionário de caracterização sociodemográfica, caracterização do cuidado e avaliação das condições de saúde e de cuidado, Processamento cognitivo (P-300), Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado, Medical Outcomes Study. Todos os preceitos éticos que regem pesquisas com seres humanos serão observados. O projeto foi autorizado pela Secretária Municipal de Saúde de São Carlos e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos com o Parecer no 1.123.813/2015. Esta pesquisa poderá trazer contribuições para o planejamento de ações junto aos cuidadores da atenção básica, em função da importância da cognição e do apoio social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WELLINTON LUCAS SILVA DE ALMEIDA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; BRUNA RODRIGUES DOS SANTOS; ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; TÁBATTA RENATA PEREIRA DE BRITO; SOFIA CRISTINA LOST PAVARINI. Apoio social e processamento cognitivo entre idosos cuidadores e não cuidadores de outros idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 21, n. 6, p. 657-666, . (17/04129-9, 16/21521-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.