Busca avançada
Ano de início
Entree

Atuação do vírus da diarréia viral bovina na via reprodutiva de machos suínos

Processo: 17/00950-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luís Guilherme de Oliveira
Beneficiário:Gabriel Yuri Storino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bvdv | cachaços | infecção experimental | pestivirus de ruminantes | sêmen | Sanidade de Suínos

Resumo

A transmissão do vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) pode ser viável pela via reprodutiva em ruminantes, semelhante ao já foi descrito para diversas doenças virais de grande importância em animais de produção. Entretanto, em suínos não existem informações sobre a atuação do BVDV na via reprodutiva de machos. Nos ruminantes, sabe-se que este vírus pode provocar diversos problemas, contudo, os estudos sobre o impacto da infecção do BVDV em suínos são escassos. O presente estudo objetiva identificar a importância do cachaço na transmissão do BVDV, avaliando no sêmen a presença do BVDV, o efeito nas células espermáticas, a apresentação de lesões nas estruturas testiculares, bem como a capacidade de transmissão do vírus via inseminação artificial. Seis cachaços serão utilizados para a infecção experimental em uma avaliação de 90 dias, sendo 45 dias da fase de controle e 45 dias da fase inoculado. Amostras de sêmen e sangue serão coletadas a cada quatro dias. Para comprovação da transmissão do BVDV via sêmen, oito porcas comprovadamente livres do BVDV serão inseminadas, sendo quatro delas com sêmen oriundo de um cachaço infectado e que esteja excretando no momento da colheita e outras quatro com sêmen contaminado artificialmente. Serão utilizadas duas porcas para controle negativo da infecção que serão inseminadas com sêmen livre de BVDV. O acompanhamento da gestação será feito por meio de coletas de sangue a cada quatro dias até o 60º dia da gestação. Serão realizados RT- PCR do sangue total e sêmen, virusneutralização a partir do soro sanguíneo, histologia e imuno-histoquímica dos fragmentos dos testículos dos machos e avaliação espermática do sêmen. Espera-se com este projeto elucidar se a via reprodutiva de machos suínos é afetada pelo BVDV e fonte de disseminação deste patógeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STORINO, GABRIEL Y.; MECHLER-DREIBI, MARINA L.; XAVIER, EDUARDA B.; FIOROTO, ARTUR S.; OLIVEIRA, MARIA E. F.; PITUCO, EDVIGES M.; DE OLIVEIRA, LUIS G.. rtificial insemination of gilts with bovine viral diarrhea virus-contaminated seme. CANADIAN VETERINARY JOURNAL-REVUE VETERINAIRE CANADIENNE, v. 62, n. 1, p. 59-61, . (16/02982-3, 17/00950-0)
STORINO, GABRIEL YURI; XAVIER, EDUARDA BELLINI; MECHLER-DREIBI, MARINA LOPES; SIMONATTO, ARTUR; HONORATO GATTO, IGOR RENAN; FRANCO OLIVEIRA, MARIA EMILIA; PITUCO, EDVIGES MARISTELA; DE OLIVEIRA, LUIS GUILHERME. No effects of noncytopathic bovine viral diarrhea virus type 2 on the reproductive tract of experimentally inoculated boars. Veterinary Microbiology, v. 240, . (17/00950-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STORINO, Gabriel Yuri. Atuação do vírus da diarreia viral bovina na via reprodutiva de machos suínos. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.