Busca avançada
Ano de início
Entree

A questão do indiscernível nos estudos literários de Gilles Deleuze: contribuições as discussões acerca da experiência de pensamento, filosofia e educação

Processo: 16/24586-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de abril de 2017
Vigência (Término): 05 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Cintya Regina Ribeiro
Beneficiário:Cintya Regina Ribeiro
Pesquisador Anfitrião: Alejandro Ariel Cerletti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina  
Assunto(s):Filosofia da educação   Gilles Deleuze   Literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:experiência de pensamento | filosofia do acontecimento | Gilles Deleuze | indiscernibilidade | Literatura | Filosofia da educação

Resumo

No horizonte de uma filosofia do acontecimento ancorada no pensamento de Gilles Deleuze e Gilles Deleuze-Félix Guattari, a pesquisa tem como objetivo geral elaborar um estudo teórico sobre experiências de pensamento em educação. Para tal, visa a dois objetivos específicos: a) definição de categorias analíticas ou linhas de pensamento que possibilitem apreender alguns aspectos estratégicos de uma filosofia do acontecimento constituída a partir da discussão sobre a questão da indiscernibilidade/do indiscernível e a literatura; b) estabelecimento de relações entre essas linhas de pensamento e o campo da educação, focalizando particularmente a necessidade de explorar outras modalidades de atenção em relação aos elementos de criticidade e criação necessários por ocasião das experiências educacionais pautadas por uma filosofia do acontecimento. A investigação visa contribuir para o incremento e o desenvolvimento da produção teórica no interior da área de pesquisa educacional no Brasil, particularmente no âmbito das abordagens pós-nietzschianas em educação, por meio da ampliação dos recursos teórico-práticos dos múltiplos sujeitos envolvidos com a área educacional. Palavras-chave: Gilles Deleuze, indiscernibilidade, literatura, filosofia do acontecimento, experiência de pensamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)