Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do canal gubernacular por meio de TCFC: contribuição para a compreensão do seu papel no processo eruptivo

Processo: 16/22991-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Pesquisador responsável:Christiano de Oliveira Santos
Beneficiário:Matheus Bronetti da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Erupção dentária   Tomografia computadorizada de feixe cônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canal gubernacular | Cordão gubernacular | erupção dentária | Falhas de erupção dentária | Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico | Radiologia Odontológica

Resumo

O cordão gubernacular, ou gubernaculum dentis, é uma estrutura composta por tecido conjuntivo fibroso contido em um canal ósseo denominado canal gubernacular (CG). O cordão gubernacular liga o folículo dentário à lâmina própria da gengiva suprajacente, portanto, o CG estende-se da cripta óssea à crista óssea alveolar, geralmente por lingual/palatina do dente predecessor. Embora o CG tenha sido recentemente revisitado em pesquisas por exames de imagem, os estudos com esta estrutura são relativamente escassos na literatura. Atualmente considera-se que o cordão gubernacular desempenha um papel como guia de erupção dos dentes. Contudo, tal função do cordão gubernacular pode ser questionada, uma vez que não há um consenso sobre a presença desta estrutura em dentes decíduos e em molares permanentes, e suas características em dentes com falhas de erupção são pouco conhecidas. Este trabalho tem como objetivo verificar se há associação na apresentação das características imaginológicas do CG em dentes com e sem falhas de erupção e avaliar a presença do CG em dentes molares permanentes. Os bancos de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP serão analisados para a seleção de exames que contenham dentes intraósseos. Os dentes analisados serão divididos em 2 grupos, sendo eles: G1- Dentes em processo normal de erupção e G2- Dentes com falha de erupção. Para cada dente serão registrados idade e sexo do paciente, grupo do dente e avaliados o estágio de rizogênese, espaço folicular (normal ou aumentado), presença ou ausência do CG, conformação, espessura e comprimento do CG, localização da extremidade do CG no rebordo alveolar e no espaço folicular. Para o G2, será também registrado a falha de erupção e o posicionamento do dente no osso. A presença do CG em molares permanentes e as características avaliadas por grupo serão apresentadas através de estatística descritiva. As características avaliadas serão comparadas entre os grupos G1 e G2 (as variáveis categóricas pelo Teste de Fischer, Dz ou Teste de Scheffe; a espessura do CG por ANOVA). O nível de significância estatística adotado será de 5%. Espera-se determinar a prevalência da detecção de CG em molares permanentes intraósseos e descrever a apresentação do CG em dentes em processo normal de erupção e com falhas no processo de erupção, contribuindo com o estudo da função do cordão gubernacular como guia de erupção dos dentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAETA-ARAUJO, HUGO; DA SILVA, MATHEUS BRONETTI; TIRAPELLI, CAMILA; FREITAS, DEBORAH QUEIROZ; DE OLIVEIRA-SANTOS, CHRISTIANO. Detection of the gubernacular canal and its attachment to the dental follicle may indicate an abnormal eruption status. ANGLE ORTHODONTIST, v. 89, n. 5, p. 781-787, . (16/22991-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.