Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de dormitórios pelos micos-leões-pretos: uma comparação entre floresta contínua e fragmento

Processo: 17/06608-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Laurence Marianne Vincianne Culot
Beneficiário:Leonardo Henrique da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/14739-0 - O efeito da fragmentação sobre as funções ecológicas dos primatas, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):18/09148-4 - Usando Função de Seleção de Recursos (RSF) para modelar a seleção de dormitórios por um primata ameaçado da Mata Atlântica, BE.EP.MS
Assunto(s):Mata Atlântica

Resumo

Os dormitórios são recursos importantes para os Callitrichidae que precisam selecionar locais particularmente seguros devido ao fato de eles serem "entorpecidos" ou "difíceis de despertar" durante a noite, o que dificulta uma possível fuga de um predador. Além do fator predação, outros fatores são reconhecidos como importantes na seleção dos dormitórios pelos primatas, como os requisitos de termorregulação, a proximidade dos recursos alimentares e a necessidade de defender o território. No presente trabalho, é proposto 1) determinar e comparar as características físicas, os locais e o uso dos dormitórios e 2) testar as principais hipóteses relacionadas à seleção de dormitórios de dois grupos de micos-leões pretos, Leontopithecus chrysopygus, um localizado numa floresta contínua (Parque Estadual Morro do Diabo) e outro num fragmento alterado (Santa Maria - Pontal do Paranapanema). Os dormitórios serão localizados via o acompanhamento diário dos dois grupos equipados de colares VHF. As características físicas dos dormitórios serão comparadas com os recursos disponíveis encontrados em parcelas de 25 x 20m espalhadas aleatoriamente dentro do território, via o uso de funções de seleção de recursos. O uso dos dormitórios pelos micos-leões-pretos assim como a localização destes dentro da área de vida e em relação com os recursos serão determinados via o acompanhamento diário dos grupos e a coleta de dados comportamentais e ecológicas com o método de scan sampling a cada 5 min. Testes pareados de Wilcoxon permitirão determinar se os micos-leões-pretos se comportam como "Multiple Central Place Forager" ou "Central Place Forager". Por fim, este projeto permitirá ressaltar se existem diferentes estratégias de seleção de dormitórios em função do habitat. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARBINO, GUILHERME S. T.; DA SILVA, LEONARDO HENRIQUE; AMARAL, RODRIGO GONCALVES; REZENDE, GABRIELA CABRAL; PEREIRA, VINICIUS J. A.; CULOT, LAURENCE. Predation of treefrogs (Anura: Hylidae) with toxic skin secretions by the black lion tamarin (Leontopithecus chrysopygus, Callitrichinae). PRIMATES, v. 61, n. 4 APR 2020. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Leonardo Henrique da. Seleção de dormitórios pelos micos-leões-pretos : uma comparação entre floresta contínua e fragmento. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.