Busca avançada
Ano de início
Entree

Guia ilustrado de pesquisa em Drosophila: contendo chave de identificação dicotômica atualizada

Processo: 17/05344-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Lilian Madi Ravazzi
Beneficiário:Jéssica Fernanda Paixão
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Mata Atlântica   Região neotropical   Ilustração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | drosofilídeos | edeagos | espécies neotropicais | Identificação de espécies | Mata Atlântica | Taxonomia e Sistemática

Resumo

Drosophila (Diptera, Drosophilidae), um organismo modelo em estudos biológicos, com ênfase nas áreas de genética, evolução e ecologia carece de um manual atualizado para iniciantes em pesquisas com as espécies desse gênero. Há um trabalho clássico que data de 1950 e outros também desta década, mas que são de acesso limitado. Das mais de 181 espécies conhecidas no Brasil, 120 já foram registradas no estado de São Paulo. Um trabalho está sendo realizado pelo nosso grupo de pesquisa, que contém até o momento um conteúdo abrangente das principais metodologias empregadas em pesquisas com Drosophila com ênfase à taxonomia, sistemática e biodiversidade. Este trabalho inclui também uma chave de identificação dicotômica com 32 espécies de ocorrência em fragmentos de mata e bioma da Mata Atlântica do Estado de São Paulo (processo FAPESP 2015/17579-7). O presente projeto tem por objetivo a continuidade deste trabalho, com a inclusão da descrição das características e ilustrações de mais 11 espécies de Drosophila e a atualização da chave dicotômica. Ao final este trabalho terá a documentação de 40 espécies de Drosophila e duas espécies de drosofilídeos incluindo quase 50% das espécies com ocorrência do Estado de São Paulo. O objetivo é a publicação impressa e online desse material para ser usado como suporte a estudos na área da biodiversidade de drosofilídeos da região Neotropical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMAN, B. E.; TRAVA, B. M.; MADI-RAVAZZI, L.. Development and transferability of microsatellite markers for species of the saltans group of Drosophila (Diptera: Drosophilidae). Genetics and Molecular Research, v. 19, n. 4, . (14/14059-0, 15/17579-7, 17/05344-0)
TRAVA, BRUNA MEMARI; MATEUS, ROGERIO PINCELA; DE BARROS MACHADO, LUCIANA PAES; MADI-RAVAZZI, LILIAN. Moderate Population Structure in Drosophila sturtevanti from the South American Atlantic Forest Biome. ZOOLOGICAL STUDIES, v. 60, . (15/17579-7, 17/05344-0, 14/14059-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.