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O efeito da retirada gradual do tempo de acesso a atividade durante o atraso da consequência sobre o autocontrole de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Processo: 17/03568-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Thayse Loyana Martins Albano
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | Atraso da consequência | Autocontrole | Retirada de atividade | Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade | Análise do Comportamento

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar se a frequência de respostas autocontroladas se mantém com a diminuição progressiva do tempo de acesso a atividade durante o atraso da consequência de maior quantidade/magnitude. Participarão da pesquisa seis crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Após ser realizadas a Avaliação de preferência com itens comestíveis e a Avaliação de preferência com vídeos, serão desenvolvidas sete fases: Treino de discriminação simples com reversão (Fase 1), Treino de quantidade do reforço com reversão (Fase 2), Inserção do atraso na entrega do reforço (Fase 3), Aumento Abrupto do Atraso do Reforço (Fase 4), Oportunidade de escolha entre atividades de alta preferência (Fase 5), Sem oportunidade de escolha com atividades de alta preferência (Fase 6) e Redução gradual do tempo de acesso à atividade (Fase 7). O objetivo da Fase 1 é realizar o treino de discriminação simples entre os dois cartões apresentados simultaneamente, quando um tem a função de S+ e o outro de S-. A fase 2 tem como objetivo treinar a discriminação da quantidade do reforço. O objetivo da Fase 3 é inserir gradualmente o atraso para acesso a consequência de maior quantidade. Na Fase 4 o atraso da consequência de maior quantidade aumentará abruptamente com o objetivo de aumentar a probabilidade de escolhas da consequência imediata e de menor quantidade, a fim de avaliar os efeitos das variáveis manipuladas posteriormente sobre as escolhas autocontroladas. A Fase 5 e Fase 6 tem como objetivo verificar quais são os efeitos das diferentes condições, com e sem oportunidade de escolha, sobre o comportamento de autocontrole. A última fase tem como objetivo avaliar o efeito da retirada progressiva do tempo de acesso à atividade durante o atraso para a obtenção da consequência de maior valor reforçador sobre as escolhas de autocontrole. (AU)

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