Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de Odiniidae (Diptera: Schizophora) na Região Neotropical, com ênfase no Sudeste do Brasil

Processo: 16/21333-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Heloísa Fernandes Flores
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diptera   Morfologia animal   Região neotropical   Brasil   Biodiversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Diptera | Diversidade | Odiniidae | Região Neotropical | Taxonomia | Taxonomia de Diptera

Resumo

Odiniidae (Diptera: Schizophora) é uma família de dípteros acaliptrados com distribuição mundial, possuindo 65 espécies descritas em 15 gêneros. Estas moscas pertencem à superfamília Opomyzoidea, grupo que tem recebido pouca atenção dos taxonomistas no Brasil, criando lacunas no conhecimento da diversidade de Acalyptratae. Apesar das dimensões relativamente pequenas da família no mundo, ainda há muitas espécies a serem descritas e mesmo táxons genéricos, especialmente na região Neotropical, incluindo o Brasil. O estudo da diversidade da família deve permitir, ademais de avanços no conhecimento taxonômico do grupo, uma compreensão do plano-básico da família para diversas estruturas do corpo. Um número importante de espécimes de Odiniidae tem sido coletado e está depositado em coleções entomológicas no Brasil e no exterior, e disponíveis para estudo. Com o estudo desse material, este trabalho visa expandir o conhecimento sobre a diversidade de Odiniidae da região Neotropical, dando ênfase na fauna brasileira e mais especificamente, na fauna do sudeste do Brasil. O material de Odiniidae disponível para estudo será identificado até o nível específico e eventuais novas espécies serão descritas, com a confecção de fotografias e ilustrações de cabeça, tórax, asa, habitus, terminália masculina e feminina. Ademais, seis espécies de Odiniidae com ocorrência para o sudeste do Brasil-uma de Lopesiodinia, uma de Neotraginops, duas de Paratraginops e duas de Schildomyia serão redescritas. Os resultados desse projeto serão apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso e, por decorrência, familiarizará a aluna com a morfologia e taxonomia de Odiniidae e os problemas gerais de homologia e de posição da família em Opomyzoidea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORES, HELOISA FERNANDES; PIRANI, GABRIELA; GAIMARI, STEPHEN D.; AMORIM, DALTON DE SOUZA. Two new species of Neotraginops Prado from Costa Rica and Brazil (Diptera: Odiniidae: Traginopinae). Zootaxa, v. 5048, n. 2, p. 176-190, . (16/21333-6, 18/14504-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.