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Conceituação, prototipagem e validação de um processo de gamificação como estratégia de ensino-aprendizagem em primeiros socorros para leigos

Processo: 17/00623-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Carvalho Filho
Beneficiário:Gabriela Victorelli Scanavini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Primeiros socorros   Inovação   Ludificação

Resumo

Acredita-se que os jovens são potenciais socorrista em caso de emergências médicas fora do ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo é conceituar, prototipar e validar um processo de gamificação como estratégia de ensino-aprendizagem em primeiros socorros para jovens. Como metodologia norteadora será utilizada o design thinking dividindo os experimentos em 3 fases, sendo: Aprofundamento - aplicação de diferentes conjuntos de heurísticas para avaliação de jogos e aplicativos disponibilizados no mercado digital (experimentos 1,2 e 3) e grupos focais com o jovens do ensino médio para conhecimento sociológico do público alvo, n=20. (experimento 4); Conceituação - brainstorming com equipe multiprofissional (Experimento 5), criação do game design document (Experimento 6); Prototipagem - prototipação analógica, experimentação do público alvo e especialistas (Área da Computação, saúde e educação) (experimento 7) construção do arcabouço técnico, prototipação digital (Experimento 8), painel de especialistas (Experimento 9), desenvolvimento de DEMO, versão com acabamentos que permite a degustação do Game. Validação final - em uma escola privada e uma escola pública com 72 jovens do ensino médio em cada uma, n=144 (Experimento 10). Neste último experimento os voluntários irão realizar o preenchimento de um questionário inicial. Na sequência os estudantes serão divididos em três grupos contendo até 12 alunos cada. Sendo eles: Grupo controle - jovens que irão receber o treinamento teórico e prático com manequins; Grupo teste 1 - jovens que irão jogar a DEMO do game e Grupo teste 2 - jovens que irão receber o treinamento teórico e prático com manequins e também irão jogar o game. Os voluntários serão multidimensionalmente avaliados. Ao final serão realizadas as análises estatísticas dos resultados dos resultados sendo que um P valor menor do que 0,05 será considerado significativo.

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