Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação transcultural e validação para a população brasileira de um instrumento de avaliação da qualidade de vida para pacientes portadores de esclerose lateral amiotrófica ("Amyotrophic lateral Sclerosis specific quality of life" - ALSSQOL-20)

Processo: 16/22437-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Guilherme Antonio Moreira de Barros
Beneficiário:Maisa Vitória Gayoso
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de validação   Esclerose amiotrófica lateral   Tradução   Qualidade de vida   Inquéritos e questionários   Saúde pública

Resumo

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, incurável, sem patologia definida, e rapidamente progressiva associada à perda dos neurônios motores superiores e inferiores. Existe a necessidade de realizar a tradução, a adaptação cultural e a validação de um instrumento de qualidade de vida específico para pacientes com esclerose lateral amiotrófica, que envolva amplamente os domínios físicos, sociais, psicológicos e espirituais, como é o caso do Amyotrophic Lateral Sclerosis Specific Quality of Life (ALSSQOL-20). O presente estudo tem por objetivo produzir uma versão do instrumento ALSSQOL-20 em português, adaptado ao contexto cultural brasileiro. Para a criação da versão em língua portuguesa do instrumento ALSSQOL-20, será realizado os procedimentos de adaptação cultural e linguística proposto por Beaton (2000), dividido em seis fases. Os participantes da pesquisa devem preencher os critérios de inclusão e exclusão e fazer acompanhamento no Ambulatório de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas de Botucatu, Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP ou no Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP. A pesquisa irá respeitar todos os procedimentos éticos e será enviada ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista e ao Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAYOSO, MAISA VITORIA; DOMINGUES, FLAVIA SEULLNER; FRANCA JUNIOR, MARCONDES CAVALCANTE; FELGOISE, STEPHANIE H.; BULLE OLIVEIRA, ACARY SOUZA; MOREIRA DE BARROS, GUILHERME ANTONIO. Cross-cultural adaptation and validation for the Brazilian population of the instrument Amyotrophic Lateral Sclerosis-Specific Quality of Life-Short Form (ALSSQOL-SF). QUALITY OF LIFE RESEARCH, . (16/22437-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.