Busca avançada
Ano de início
Entree

Capital financeiro e land grabbing: o uso das técnicas da informação pela SLC Agrícola para a captura da renda da terra

Processo: 17/00346-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Samuel Frederico
Beneficiário:Yuri Martenauer Saweljew
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia econômica   Capital financeiro   Fronteira agrícola   Renda da terra   Financeirização   Uso do solo

Resumo

Nos momentos de forte expansão financeira da geografia histórica do capitalismo, como no atual período da globalização, a lógica financeira ao se autonomizar diante das sociedades e da economia real, impõe suas normas de rentabilidade às empresas e ao território. Deste modo, para a compreensão da relação entre o atual fenômeno de financeirização da economia e o uso agrícola do território brasileiro, analisaremos como as técnicas da informação permitem a captura da renda fundiária a partir da atuação da empresa SLC Agrícola. Na tentativa de apreender e qualificar suas estratégias, a pesquisa comporta a abordagem de três aspectos principais: a) como o uso de sistemas de informação geográfica (SIG) possibilitam a prospecção das áreas de maior potencial produtivo, a partir da criação e uso de banco de dados de terras; b) como os sistemas técnicos agrícolas permitem a captura da renda produzida da terra, por meio da transformação de terra bruta (coberta com vegetação nativa) em áreas altamente produtivas; c) e a estratégia de formação de bancos de terras (controle de terras ainda não transformadas), para transformação futura como forma de demonstrar o potencial de crescimento da empresa e atração de novos investidores, caracterizando-se como formas de renda absoluta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPADOTTO, BRUNO REZENDE; MARTENAUER SAWELJEW, YURI; FREDERICO, SAMUEL; TEIXEIRA PITTA, FABIO. Unpacking the finance-farmland nexus: circles of cooperation and intermediaries in Brazil. GLOBALIZATIONS, v. 18, n. 3, SI, . (16/08587-9, 17/12100-0, 17/00346-5, 16/24186-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAWELJEW, Yuri Martenauer. Capital financeiro e land grabbing: o uso das técnicas da informação para a captura da renda da terra. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.