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Preferência dos consumidores por atributos da carne bovina

Processo: 17/00748-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Etiénne Groot
Beneficiário:Ródney Lúcio Pinheiro Henrique
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Carne bovina   Qualidade da carne   Consumo de alimentos   Comportamento do consumidor

Resumo

A agropecuária é importante para qualquer país porque além de produzir alimentos de alta qualidade, gera riqueza e empregos. O Brasil possui vantagens comparativas na produção pecuária. Mundialmente, somos o segundo maior produtor de carne bovina e a maior parte da nossa produção é destinada ao mercado interno. Como o poder de compra dos brasileiros tem aumentado, o mercado interno de carnes tem se expandido e o padrão de consumo tem se mostrado mais exigente. A percepção de qualidade dos consumidores tem jogado, cada vez mais, um papel decisivo em suas decisões de compra de carne bovina. Desta forma, o primeiro objetivo geral do trabalho é o estudo das preferências dos consumidores de Dracena/SP em relação aos atributos ligados à compra e consumo da carne bovina. O segundo objetivo geral do trabalho é propor a avaliação das três dimensões da importância dos atributos de qualidade: saliência, relevância e determinância, com o uso dois métodos de pesquisa ao invés da avaliação tradicional com 3 métodos. O Experimento de Escolha Discreta de Melhor-Pior (EEDMP) do Caso 2 é a proposta do presente estudo para fazer a avaliação da relevância e de determinância dos atributos de qualidade. O estudo buscará aprofundar mais nos modelos de comportamento de consumo de carne bovina e tratará de indicar aproximações mais adequadas com a teoria de modelagem das escolhas. Espera-se também que as informações dos entrevistados possam ajudar na elaboração de políticas públicas ao setor, bem como auxiliar as empresas em suas estratégias de marketing. (AU)

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