Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação da própolis associada ao tamoxifeno sobre células de câncer de mama e sobre monócitos humanos: nova abordagem terapêutica?

Processo: 16/09986-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 24 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Maurício Sforcin
Beneficiário:Eliza de Oliveira Cardoso
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Apicultura   Apiterapia   Monócitos   Imunomodulação   Própolis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apicultura | apiterapia | Imunomodulação | monócitos | produtos apicolas | propolis | Ação imunomoduladora da própolis

Resumo

O câncer tem causado milhões de morte anualmente. Para o estudo de novas abordagens terapêuticas para o tratamento de câncer, linhagens de células tumorais, tais como a MCF-7 de câncer de mama, têm sido utilizadas em ensaios in vitro. O tamoxifeno tem sido empregado dentre os tratamentos contra o câncer de mama e, para minimizar os efeitos colaterais causados pelos quimioterápicos, sua associação com produtos naturais tem sido analisada recentemente. A própolis tem sido amplamente investigada tanto por sua atividade citotóxica contra células tumorais quanto por sua ação moduladora sobre células do sistema imunológico. Este projeto tem como objetivo investigar a ação da combinação entre própolis e tamoxifeno (P + TAM) sobre a linhagem celular MCF-7 e sobre monócitos humanos, pressupondo combater as células tumorais sem afetar células envolvidas na resposta imune, visto que a quimioterapia é sistêmica e o monócito é uma célula do sangue periférico. Inicialmente, será avaliada a ação citotóxica de diferentes concentrações de própolis e tamoxifeno isoladamente ou em combinação, sobre células MCF-7 e monócitos humanos. Posteriormente, a combinação P + TAM que apresentar efeito citotóxico sobre células MCF-7 sem afetar a viabilidade de monócitos, será avaliada quanto à sua atividade imunomoduladora sobre estas células, analisando a produção de citocinas e expressão de marcadores celulares. Considerando que os quimioterápicos podem apresentar efeitos colaterais como toxicidade, imunossupressão e favorecer o aparecimento de infecções, será avaliada a atividade fungicida de monócitos contra Candida albicans e a produção de peróxido de hidrogênio. Também avaliaremos o efeito de P + TAM sobre o papel dos monócitos no microambiente tumoral, investigando a atuação de mediadores liberados por estas células sobre a proliferação, migração e invasão celular da linhagem MCF-7. Este projeto dará continuidade aos estudos realizados por nosso grupo, objetivando o desenvolvimento de um produto para tratamento do câncer incluindo a própolis, a fim de diminuir as concentrações de quimioterápicos, minimizar efeitos colaterais e alterações das funções imunológicas, e propiciar melhor custo financeiro do tratamento, o que pode ser de interesse para a indústria farmacêutica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, ELIZA DE OLIVEIRA; SANTIAGO, KARINA BASSO; CONTI, BRUNO JOSE; CONTE, FERNANDA LOPES; TASCA, KAREN INGRID; ROMAGNOLI, GRAZIELA GORETE; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; RAINHO, CLAUDIA APARECIDA; BASTOS, JAIRO KENUPP; SFORCIN, JOSE MAURICIO. razilian green propolis: A novel tool to improve the cytotoxic and immunomodulatory action of docetaxel on MCF-7 breast cancer cells and on women monocyt. Phytotherapy Research, v. 36, n. 1, . (16/09986-4, 17/04138-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Eliza de Oliveira. Ação da própolis associada ao docetaxel sobre células de câncer de mama e sobre monócitos humanos. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.