Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de compostos polipiridínicos de Re(I) na fotorredução de CO2

Processo: 17/07289-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:André Sarto Polo
Beneficiário:Júlia Frata Mamud
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Rênio   Luminescência   Dióxido de carbono   Fotoquímica inorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compostos polipiridínicos de rênio(I) | Conversão de Energia | Fotoquímica Inorgânica | fotorredução de CO2 | Fotoquímica inorgânica

Resumo

Sensores luminescentes, dispositivos emissores de luz, a conversão de luz solar em energia elétrica ou química, são alguns exemplos de fenômenos/dispositivos baseados em compostos de coordenação e devem-se à possibilidade de modulação de propriedades como a absorção e emissão de luz, os potenciais redox e a fotorreatividade através de modificações nos componentes dos complexos. Os compostos de coordenação geralmente possuem absorção de luz na região do visível, tornando-os adequados para o uso no desenvolvimento de sistemas de conversão de energia solar. A luz do sol é uma fonte de energia que supre a demanda energética da Terra e vem sendo aproveitada pela natureza há anos através do processo que a converte em química, a fotossíntese. Buscando mimetizar este processo, uma das vertentes mais promissoras é a conversão da luz em energia química promovendo a fotorredução do CO2, gerando um produto mais energético e diminuindo o efeito estufa causado por este gás. Já existem estudos utilizando compostos polipiridínicos de rênio(I) para esta finalidade os quais demonstram que as suas características são adequadas para realizar esta função. Por exemplo, estes compostos possuem tempo de vida longo no estado excitado e energia adequada para os processos reativos, além de absorver a luz visível e promover a catálise de reações de deslocamento de gases, possibilitando que uma mesma espécie atue como fotossensibilizador e catalisador para a fotorredução de CO2. Nesse contexto, é foco deste projeto sintetizar e caracterizar alguns compostos polipiridínicos de rênio(I) investigando suas propriedades químicas, fotoquímicas e fotofísicas e relacioná-las com sua aplicação na conversão de luz em energia química através da fotorredução de CO2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAMUD, JULIA F.; BIAZOLLA, GIOVANNA; MARQUES, CAROLINE S.; CERCHIARO, GISELLE; DE QUEIROZ, THIAGO B.; KEPPLER, ARTUR F.; POLO, ANDRE S.. Z to E light-activated isomerization of alpha-pyridyl-N-arylnitrone ligands sensitized by rhenium(I) polypyridyl complexes. Inorganica Chimica Acta, v. 514, . (16/21993-6, 18/14152-0, 12/07717-5, 15/20007-5, 17/07289-7)
MORELLI FRIN, KARINA P.; DA ROCHA, DENIS C.; MAMUD, JULIA F.; POLO, ANDRE S.. Photoisomerization of di-nuclear rhenium(I) bpe-based compounds. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 17, n. 10, p. 1443-1449, . (17/18063-0, 17/07289-7, 16/21993-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.