Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos exsudatos da planta na ecologia de Methylobacterium spp. durante a interação com a planta hospedeira

Processo: 17/03422-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Maria Alejandra Mantilla Galindo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia microbiana   Biologia sintética   Methylobacterium   Exsudatos de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade sintética | Exsudados | Interação planta-micro-organismo | linhagens competentes | Pgpr | Primers | Ecologia Microbiana

Resumo

O gênero Methylobacterium corresponde a um grupo de bactérias Gram negativas, metilotróficas, que formam colônias de cor rosa, pelo que são conhecidas como PPFM (Pink pigmented facultative methylotrophic). Bactérias pertencentes a este gênero podem ser observadas em associação com diferentes espécies de plantas, nas quais podem atuar como agentes de bio-controle e/ou promotores de crescimento, por meio da produção de reguladores vegetais e disponibilização de nutrientes. Para isso, tem sido observado que mecanismos de comunicação Methylobacterium - planta hospedeira devem regular esta interação, provavelmente por meio dos exsudatos radiculares da planta, os quais selecionam micro-organismos benéficos. Entretanto, os mecanismos moleculares envolvidos ainda não estão claros, principalmente aqueles que determinam as especificidades na interação bactéria-planta. Sendo assim, o presente estudo visa analisar o crescimento de diferentes espécies de Methylobacterium sobre a influência dos exsudados produzidos por plantas de milho (Zea mays), soja (Glycine max) e pimentão (Capsicum annuum). Para isso serão selecionadas 5 espécies de Methylobacterium mediante uma seleção inicial da competitividade na planta hospedeira, as quais serão inoculadas individualmente e/ou em grupos. A colonização da planta hospedeira por estas bactérias será avaliada por meio de qPCR utilizando primers específicos para cada isolado, também será identificada a composição dos exsudatos vegetais, para identificar moléculas produzidas pela planta que pode resultar na seleção de genótipos específicos. Por outro lado, será avaliada a mudança na diversidade bacteriana do solo na presença das diferentes bactérias selecionadas. E finalmente, por meio da análise do genoma destas bactérias, mecanismos que conferem especificidade a esta interação serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALINDO, Maria Alejandra Mantilla. Exsudatos radiculares como reguladores da colonização da planta por Methylobacterium spp. e Methylorubrum extorquens.. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.