Busca avançada
Ano de início
Entree

Afetividade e ensino de língua inglesa

Processo: 17/00588-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Isabela Ramalho Orlando
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Mediação pedagógica   Afetividade   Ensino de língua estrangeira

Resumo

Este projeto tem como objetivos: a) identificar e analisar práticas pedagógicas de um professor que possam ser consideradas facilitadoras do movimento de aproximação afetiva dos estudantes com a língua inglesa; b) descrever o processo de constituição do professor, através da identificação dos mediadores que possibilitaram tal processo. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Psicologia, principalmente nas ideias de Vygotsky (1998, 2005) e de Wallon (1968, 1979). Assume-se que o processo de apropriação do conhecimento do aluno é mediado pelo professor e que essa mediação produz impactos que são também de natureza afetiva. Além disso, entende-se que a constituição do sujeito como professor é um processo socialmente construído, pela presença do outro, nas situações de mediação vivenciadas. Buscar-se-á um professor de língua inglesa que seja reconhecido pelos alunos e colegas como um professor de referência, ou seja, um professor de sucesso na área. Desse modo, os sujeitos da pesquisa serão o professor e os alunos que aceitarem participar da pesquisa. A coleta de dados será realizada por meio de sessões de observação e videogravação de aulas, acompanhadas de mini-entrevistas com os alunos e o professor. Além disso, serão coletados dados sobre a história de constituição do professor através do procedimento de entrevistas recorrentes. Os dados serão agrupados em núcleos temáticos. Posteriormente, tais núcleos serão analisados e discutidos com base na abordagem teórica assumida. Espera-se que os resultados evidenciem a importância da mediação na construção das relações entre sujeito e objeto de estudo e que elas são de natureza não só cognitiva, mas também afetiva, além de se identificar a história de constituição do professor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISABELA RAMALHO ORLANDO. LÍNGUAS INDÍGENAS EM PAUTA NA AULA DE INGLÊS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA. Trab. linguist. apl., v. 60, n. 1, p. 30-42, . (17/00588-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORLANDO, Isabela Ramalho. Afetividade e ensino de língua inglesa: um olhar para as práticas pedagógicas. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.