Bolsa 16/22334-6 - Análise do discurso, História em quadrinhos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação do sujeito-leitor no ensino fundamental: contribuições das histórias em quadrinhos

Processo: 16/22334-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Filomena Elaine Paiva Assolini
Beneficiário:Bárbara Arcanjo Campos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   História em quadrinhos   Formação de leitores   Ensino fundamental   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Educação | histórias em quadrinhos | Sujeito-leitor | Educação

Resumo

A preocupação com a questão da leitura no Ensino Fundamental - em particular se os alunos leem, em quais condições de produção, e se os professores possuem saberes pedagógicos que auxiliem a proporcionar experiências agradáveis com essa prática cultural, a leitura, para os alunos pelos quais são responsáveis - instiga-nos à realização desta pesquisa que ora propomos. Cumpre notar que nossas preocupações nascem a partir de observações em situações de estágio curricular não remunerado, vivenciadas em escolas públicas do estado de São Paulo, bem como das leituras e estudos que vimos realizando junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento-GEPALLE, regularmente cadastrado no CNPq e, ainda, a partir de nossas escutas atentas, em eventos científicos de que temos podido participar, enquanto estudante do curso Licenciatura em Pedagogia e integrante do citado grupo. Assim, temos como objetivo geral investigar se e como as Histórias em Quadrinhos (HQs) são trabalhadas em sala de aula do Ensino Fundamental de escolas públicas. Como objetivos específicos destacamos: a) Indagar se os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental conhecem as HQs e se as leem fora do contexto escolar; b) Investigar os saberes dos professores sobre as HQs, para o desenvolvimento da leitura de crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos, iremos nos fundamentar na Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)