Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da validade construto do formulário POLST (Physician Orders for Life-Sustaining Treatment)

Processo: 16/25410-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Edison Iglesias de Oliveira Vidal
Beneficiário:Jahaira Jeanainne Casanova Rodriguez
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados paliativos   Protocolos clínicos   Estudos de validação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidados Paliativos | Cuidados paliativos

Resumo

No Brasil atual a maior parte dos profissionais e instituições de saúde ainda encontram-se distantes de constituírem uma rotina de discussão sobre preferências de cuidados no fim da vida junto a pacientes com prognóstico reservado. Esta corresponde a uma grande lacuna na atenção à saúde em nosso país, a qual frequentemente se associa a sofrimento evitável de pacientes e familiares bem como ao mal uso dos recursos disponíveis para a saúde. Em 1991 nos EUA, foi iniciado um programa de discussão de preferências de cuidados no fim da vida denominado POLST (Physician Orders for Life-Sustaining Treatment). Trata-se de um sistema coordenado para evocar, documentar e comunicar as preferências de pacientes/familiares quanto a tratamentos prolongadores da vida para enfermos com expectativa de vida reduzida, de forma a orientar as condutas médicas em diferentes cenários de cuidados. Pela objetividade e portabilidade do instrumento, este se difundiu pelos EUA e atualmente representa uma das principais e melhor sucedidas estratégias para a evocação e documentação de preferências de cuidados no fim da vida naquele país. Recentemente concluímos a adaptação transcultural do formulário POLST para o Brasil. Em nossa revisão de literatura e em consulta ao Comitê Nacional do POLST nos EUA identificamos que até o momento não há estudos de avaliação da validade de construto desse formulário. Portanto, com o intuito de produzir dados que subsidiem a utilização do POLST no Brasil, a presente pesquisa pretende avaliar a validade de construto do formulário adaptado para o Brasil. Metodologia: A avaliação da validade de construto seguirá as recomendações do Consensus based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN) e se dará sob a forma do teste de hipóteses. A hipótese a ser testada é a de que a concordância entre o formulário POLST e uma discussão de objetivos de cuidados / planejamento antecipatório corresponda a um coeficiente Kappa ponderado igual ou superior a 0,75. O preenchimento do formulário POLST e a discussão de objetivos de cuidado / planejamento antecipado serão realizadas por dois pesquisadores independentes durante o período de internação, em intervalo de tempo inferior a 7 dias. Serão convidados a participar na pesquisa 62 pacientes com idade igual ou superior a 21 anos hospitalizados em um Hospital Universitário e para os quais um dos médicos envolvidos com seus cuidados responda negativamente à seguinte pergunta: "Você se surpreenderia se esse paciente vir a falecer dentro de um ano?". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOVADINI, GUSTAVO BIGATON; FUKUSHIMA, FERNANDA BONO; LINDENBERG SCHOUERI, JOAO FRANCISCO; DOS REIS, ROBERTO; FERREIRA FONSECA, CECILIA GUIMARAES; CASANOVA RODRIGUEZ, JAHAIRA JEANAINNE; COELHO, CAUANA SILVA; NEVES, ADRIELE FERREIRA; RODRIGUES, ANIELA MARIA; MARQUES, MARINA ALMEIDA; et al. Evaluation of the Interrater Reliability of End-of-Life Medical Orders in the Physician Orders for Life-Sustaining Treatment Form. JAMA NETWORK OPEN, v. 2, n. 4, . (14/23997-3, 16/25410-5, 14/23966-0)
LOVADINI, GUSTAVO B.; FUKUSHIMA, FERNANDA B.; SCHOUERI, JOAO F. L.; DOS REIS, ROBERTO; FONSECA, CECILIA G. F.; RODRIGUEZ, JAHAIRA J. C.; COELHO, CAUANA S.; NEVES, ADRIELE F.; RODRIGUES, ANIELA M.; MARQUES, MARINA A.; et al. To What Extent Do Physician Orders for Life-Sustaining Treatment (POLST) Reflect Patients' Preferences for Care at the End of Life?. JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL DIRECTORS ASSOCIATION, v. 22, n. 2, p. 334+, . (16/25410-5, 14/23966-0, 14/23997-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.