Bolsa 16/22220-0 - Autoria, Letramento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Alfabetização na sala de aula de ensino fundamental: condições de produção, saberes dos professores e instauração da autoria

Processo: 16/22220-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Filomena Elaine Paiva Assolini
Beneficiário:Letícia Moraes Esposto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Autoria   Letramento   Alfabetização   Ensino público   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Autoria | Letramento | Alfabetização

Resumo

Muitos pesquisadores como Tfouni (1995), Kleiman (1995), Assolini (2003), Mortatti (2008), Soares (2010), entre outros, debruçaram-se em estudos concernentes à alfabetização. As problemáticas que envolvem esse fenômeno continuam a instigar estudiosos, especialmente quando esses perguntam: em que condições de produção ocorre a alfabetização no ensino público brasileiro? Por que muitos estudantes não são alfabetizados no período escolar destinado especificamente a essa tarefa, a alfabetização? Por que o Brasil, particularmente a escola pública de ensino fundamental, exibe números elevados de sujeitos não alfabetizados, que, inclusive, chegam ao Ensino Médio sem saber ler e escrever? Qual o papel do professor nesse processo? O aluno pode colocar-se como autor de seu dizer? Em quais circunstâncias? Entretanto, os estudos citados não se detiveram plenamente na observação do cotidiano da sala de aula propriamente dita, ou seja, onde de fato pode se dar (ou não) o processo de alfabetização. Perceber e identificar essa lacuna, em importantes estudos concluídos, instiga-nos à realização de uma pesquisa que busca compreender em quais condições de produção dá-se o processo de alfabetização em sala de aula, em escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Valemo-nos da Análise de Discurso de matriz francesa (pechêuxtiana), da teoria Sócio-histórica do Letramento e das concepções de autoria de Tfouni (1999) e Orlandi (2001) para amparar e sustentar essa investigação que nos propomos realizar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)