Busca avançada
Ano de início
Entree

Multi e novos letramentos em disciplinas de graduação e pós-graduação voltadas para formação de professores

Processo: 16/19123-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 07 de agosto de 2017
Vigência (Término): 11 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Petrilson Alan Pinheiro da Silva
Beneficiário:Petrilson Alan Pinheiro da Silva
Pesquisador Anfitrião: William Cope
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Assunto(s):Formação de professores   Letramento   Graduação   Pós-graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Letramentos críticos | Multiletramentos | novos letramentos | Letramentos

Resumo

Tomando como base os estudos sobre os multi e novos letramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE & KALANTZIS, 2000; 2008; LANKSHEAR & KNOBEL, 2007; 2009), amparados pelos conceitos teórico-analíticos de design, agência e letramentos críticos (COPE & KALANTZIS, 2011; EMIRBAYER & MISCHE, 1998; CERVETTI, PARDALES & DAMICO, 2001; LUKE, 2004), este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo que alia pesquisa e ensino, unindo conceitos teóricos a uma agenda prática para lidar com multi e novos letramentos na formação de professores em disciplinas de graduação e pós-graduação. Por meio de uma pesquisa empírica, de base qualitativo-interpretativista, serão observados e analisados, no período de agosto de 2017 a março de 2018, as práticas de letramento e os programas de quatro disciplinas de graduação e pós-graduação que vêm sendo ministradas pelo Professor William Cope, do Departamento de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Illinois: New Learning, Learning Technologies, Analysis of Educational Tech and E-Learning Ecologies. Este projeto visa também levar a experiência das disciplinas de graduação e pós-graduação em que tenho lecionado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, que lidam com multi e novos letramentos na formação de professores, para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, por meio de palestras, discussões e seminários junto com o Professor William Cope. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, PETRILSON. Text revision practices in an e-learning environment: fostering the learning by design perspective. INNOVATION IN LANGUAGE LEARNING AND TEACHING, v. 14, n. 1, p. 37-50, . (16/19123-3)
PETRILSON PINHEIRO. PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR: REDISCUTINDO PERSPECTIVAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 62, n. 2, p. 325-343, . (16/19123-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.