Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da dinâmica erosiva linear e sua conjectura evolutiva em ambiente agrícola

Processo: 16/25399-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Estêvão Botura Stefanuto
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/09746-9 - Análise geoestística em busca do entendimento da dinâmica evolutiva de feições erosivas lineares, BE.EP.MS
Assunto(s):Geomorfologia   Erosão do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropogeomorfologia | Erosão | Feições Lineares | geomorfologia | Geomorfologia

Resumo

Com o auxílio de diversos ramos da ciência como a agronomia, a arquitetura e diversas engenharias, o homem buscou o desenvolvimento de suas demandas junto ao espaço natural, chegando para alguns autores, do ponto de vista do relevo, a ser denominado como um novo agente geomorfológico. A partir disso, o ser humano vem modificando o relevo em ambientes rurais de forma drástica, tanto para fins de agricultura como de pecuária. Ambos os usos requerem a utilização de áreas extensas e o emprego de técnicas agrícolas para o seu desenvolvimento, que a partir de um uso intensivo do solo, sem a preocupação de adotar técnicas conservacionistas, tem levado a sérios problemas de erosão. A fim de colaborar com os estudos que visam compreender os mecanismos de desenvolvimento de feições erosivas lineares, mediante a atuação de agentes antropomórficos, tem-se como objetivo desta pesquisa apontar as tendências evolutivas de feições erosivas lineares localizadas no setor cuestiforme de Analândia (SP). Para tal, pautar-se-á, como orientação metodológica, nos princípios que fundamentam a Teoria Geral dos Sistemas aplicados à Geografia, visando obter correlações e associações que propiciem uma abordagem global do objeto científico. Assim, a partir de dados obtidos com experimentos em campo, análises em laboratório e formulação de produtos cartográficos em gabinete, buscar-se-á identificar e mapear as tendências evolutivas das feições erosivas no ambiente rural a ser estudado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANUTO, ESTEVAO BOTURA; LUPINACC, CENIRA MARIA; CARVALHO, FILIPE; FRANCOS, MARCOS; UBEDA, XAVIE. An evaluation of erosion in cuesta relief: Sao Paulo State, Brazil. Geomorphology, v. 398, p. 13-pg., . (16/25399-1, 18/09746-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STEFANUTO, Estêvão Botura. Análise da dinâmica erosiva linear e seu potencial evolutivo em ambiente agrícola. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.