Bolsa 17/00052-1 - Pedagogia do esporte, Handebol - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol nas categorias sub-14 e sub-16 a partir dos discursos dos treinadores do estado de São Paulo

Processo: 17/00052-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Mariana Alonso Marques
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/06508-4 - Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol nas categorias sub-14 e sub-16 a partir dos discursos dos treinadores do estado de são paulo, AP.R
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol   Ensino e aprendizagem   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem-treinamento | Esportes Coletivos | Handebol | Pedagogia do Esporte | Educação Física

Resumo

O handebol, assim como outros esportes coletivos, caracteriza-se por um cenário técnico-tático dinâmico e, por ser dependente das interações entre os jogadores da mesma equipe e entre adversários é imprevisível e de alta complexidade. Inseridos nesse contexto os jogadores devem tomar suas decisões de forma consciente para que os objetivos relacionados às fases do jogo (ofensiva e defensiva) sejam contemplados. Diante das informações percebidas do ambiente de jogo, os jogadores recorrem ao seu repertório de possibilidades, alicerçado nas experiências anteriores e nos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) aos quais foram submetidos, para que suas decisões não apresentem um comportamento estereotipado e, assim, previsível. A importância da opinião dos treinadores justifica-se e fundamenta-se por aspectos como a busca pela compreensão do processo de EAT e a busca por indicativos para a distribuição dos conteúdos ao longo desse processo. Sendo assim, o treinador tem um papel decisivo na busca de melhores resultados, no valor e nos significados atribuídos à competição e à formação dos jogadores dessas categorias. Os objetivos deste projeto são: a) identificar e analisar os conteúdos ofensivos e defensivos (individuais e coletivos) ministrados pelos treinadores nas categorias sub-14 e sub-16 femininas; b) identificar e analisar os métodos de ensino preconizados por esses treinadores nessas categorias; c) comparar as opiniões desses treinadores com os treinadores experientes em âmbito Estadual e com os treinadores de âmbito escolar. Para tal, nos reportaremos às análises dos discursos de treinadores de handebol e à revisão da literatura específica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)