Busca avançada
Ano de início
Entree

Idade e crescimento da toninha (Pontoporia blainvillei) e do boto-cinza (Sotalia guianensis) de águas costeiras do Sul de São Paulo e norte do Paraná, Brasil

Processo: 16/13839-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcos César de Oliveira Santos
Beneficiário:Valéria Regina Martins Conversani
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dentes | estimação de idade | grupos de camadas de crescimento | História de vida | Odontocetos | Ecologia de Mamíferos Aquáticos

Resumo

A estimação de idade de indivíduos em uma população é uma das importantes tarefas a se realizar ao se investigar aspectos relacionados com o ciclo de vida. Para se estimar a idade de cetáceos odontocetos tem sido utilizada a técnica de contagem de grupos de camadas de crescimento (GLG - Growth Layer Groups, em língua inglesa) depositadas anualmente nas camadas de dentina e de cemento dos dentes. Dentro deste contexto, este estudo tem por objetivo estimar a idade e obter os parâmetros de crescimento das duas espécies de cetáceos odontocetos mais acessíveis na costa brasileira, a toninha e o boto-cinza. Os exemplares foram encontrados mortos no litoral sul do Estado de São Paulo e norte do Estado do Paraná entre 1995 e 2016. Serão analisados dentes de 155 exemplares de toninhas (86 machos; 69 fêmeas) e de 83 exemplares de botos-cinza (37 machos; 26 fêmeas; 20 com sexo indefinido). O método adotado para a obtenção dos cortes histológicos dos dentes seguirá protocolo padronizado internacionalmente e as idades de ambas as espécies serão estimadas por meio da técnica de contagem das GLGs. Os parâmetros de crescimento serão avaliados por intermédio de funções matemáticas e as curvas de crescimento serão ajustadas tanto para machos quanto para fêmeas. Os resultados deste estudo irão completar a base de informações sobre a história de vida dos estoques populacionais ainda pouco conhecidos das duas espécies costeiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONVERSANI, VALERIA R. M.; SILVA, DEBORA F.; BARBOSA, RODRIGO A.; HOHN, ALETA A.; SANTOS, MARCOS C. DE O.. Age and growth of franciscana, Pontoporia blainvillei, and Guiana, Sotalia guianensis, dolphins from southeastern Brazil. MARINE MAMMAL SCIENCE, v. 37, n. 2, . (16/13839-7, 10/51323-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONVERSANI, Valéria Regina Martins. Idade e crescimento da toninha (Pontoporia blainvillei) e do boto-cinza (Sotalia guianensis) de águas costeiras do sul de São Paulo e norte do Paraná. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.