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Influência da flexibilidade estrutural nos coeficientes aerodinâmicos de uma asa: uma abordagem experimental

Processo: 16/21178-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Hernán Darío Cerón-Muñoz
Beneficiário:Caio Amancio Cristovão Martins
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves   Materiais compósitos   Asas de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinâmica Experimental | Aeroelasticidade | asa flexível | coeficientes aerodinâmicos | Aerodinâmica Experimental

Resumo

O projeto de aeronaves é constantemente influenciado por novas tecnologias. Nos últimos anos, o advento de novas tecnologias materiais, principalmente os materiais compósitos, levou a configurações estruturais das superfícies aerodinâmicas que apresentam elevada deflexão estrutural. A elevada deflexão estrutural proporciona uma alteração significativa dos coeficientes aerodinâmicos, que por sua vez, influenciam as características de estabilidade e desempenho. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa visa investigar experimentalmente a influência das deflexões estruturais nos coeficientes aerodinâmicos sob diferentes ângulos de ataque e velocidades. Para isso, propõe-se o projeto e a construção de um modelo a ser ensaiado no túnel de vento do Laboratório de Aerodinâmica Experimental (LAE) da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. O modelo será construído a partir de tecnologias de manufatura aditiva e permite ensaios em duas configurações: rígida e flexível. Os resultados obtidos para a asa flexível serão comparados àqueles obtidos via análises computacionais e com os resultados experimentais do modelo rígido. Os resultados deste projeto são relevantes para o projeto de novas aeronaves e permitirão elucidar o comportamento de asas flexíveis. Além disso, os resultados experimentais poderão ser utilizados no futuro para outras pesquisas em desenvolvimento ou futuras do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP. (AU)

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