Bolsa 16/23215-0 - Federalismo fiscal - BV FAPESP
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Federalismo fiscal e desigualdade territorial no Brasil

Processo: 16/23215-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Victor Augusto Araújo Silva
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):17/09789-7 - Preferência por Redistribuição de renda nas democracias Latino Americanas: o Caso do Brasil., BE.EP.DR
Assunto(s):Federalismo fiscal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centralized policies | Desigualdade Territorial | Federalismo Fiscal | Fiscal federalism | políticas centralizadas | Territorial Inequality | Desigualdade Territorial

Resumo

Parte importante da literatura sobre federalismo fiscal assume que arranjos institucionais centralizados - que concentram no âmbito federal autoridade sobre tributação e gastos - criam garantias que servem aos propósitos da eficiência na provisão de serviços públicos e da redistribuição de recursos entre territórios. Na prática, arranjos fiscais centralizados podem adotar mecanismos ineficientes de redistribuição de recursos entre regiões. O objetivo deste projeto de pesquisa é problematizar essa questão. Tendo como referência o caso brasileiro, pretende-se analisar de que modo a alocação do gasto das políticas centralizadas afeta o potencial redistributivo do arranjo político fiscal adotado na Constituição de 1988. Para tanto, serão analisadas diferentes políticas centralizadas divididas entre aquelas constitucionais obrigatórias (FPM, FPE, FUNDEB e SUS), constitucionais não obrigatórias (FNO, FNE e FCO), interpessoais constitucionais (BPC) e interpessoais não constitucionais (PBF). Pretende-se, dessa forma, contribuir para uma compreensão mais adequada dos efeitos induzidos pelo federalismo brasileiro.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, VICTOR; FREITAS, ANDREA; VIEIRA, MARCELO. THE PRESIDENTIAL LOGIC OF GOVERNMENT FORMATION IN LATIN AMERICAN DEMOCRACIES. Revista de ciencia política (Santiago), v. 38, n. 1, p. 26-pg., . (16/23215-0, 15/01489-9)
VICTOR ARAÚJO; ANDRÉA FREITAS; MARCELO VIEIRA. The Presidential Logic of Government Formation in Latin American Democracies. Revista de ciencia política (Santiago), v. 38, n. 1, p. 25-50, . (15/01489-9, 16/23215-0)
ARAUJO, VICTOR; FREITAS, ANDREA; VIEIRA, MARCELO. THE PRESIDENTIAL LOGIC OF GOVERNMENT FORMATION IN LATIN AMERICAN DEMOCRACIES. Revista de ciencia política (Santiago), v. 38, n. 1, p. 25-50, . (15/01489-9, 16/23215-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Victor Augusto Araújo. A religião distrai os pobres? Pentecostalismo e voto redistributivo no Brasil. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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