Busca avançada
Ano de início
Entree

Brecht no cinema da América Latina

Processo: 16/13249-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcos César de Paula Soares
Beneficiário:Maria Alzuguir Gutierrez
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/08197-9 - Brecht no cinema da América Latina, BE.EP.PD
Assunto(s):Teoria do cinema   Crítica cinematográfica   América Latina   Cinema

Resumo

O pensamento de Bertolt Brecht foi uma referência fundamental para cineastas como Glauber Rocha, Tomás Gutiérrez Alea, Julio García Espinosa, Jorge Sanjinés e Fernando Solanas. Para aprofundar o debate sobre o cinema moderno e comprometido na América Latina, é importante analisar as obras sob uma perspectiva comparativa, que encontre suas afinidades e diferenças. A incorporação das propostas de Brecht é um aspecto que chama atenção na obra fílmica e teórica destes cineastas, configurando-se num elemento em comum a ser tomado como base para o estudo do "cinema político" da América Latina, tendo em vista que o pensamento de Brecht não somente fertilizou o trabalho de tais diretores, como também representou um vínculo entre eles, preocupados que estavam com a transformação da função social do cinema. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo verificar, na obra fílmica e teórica dos cineastas citados, como se deu a apropriação das proposições estéticas de Bertolt Brecht. Para tanto, devem ser levados em consideração dois tópicos fundamentais: a relação do próprio artista alemão com o cinema, e as ideias em voga na teoria e na crítica cinematográficas que, entre os anos 1960 e 1970, também se apropriavam do pensamento Brecht. Tais tópicos serão os alicerces sobre os quais se construirá a análise da transposição das ideias de Brecht ao cinema da América Latina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA ALZUGUIR GUTIERREZ. Romper a superfície da imagem - reflexões de Brecht sobre o cinema e a fotografia. Pandaemonium Germanicum, v. 25, n. 45, p. 157-186, . (16/13249-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.