Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de sustentabilidade aplicados ao contexto de planejamento e gestão ambiental de cidades na concepção de metabolismo urbano

Processo: 16/18698-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Frederico Yuri Hanai
Beneficiário:Ana Beatriz Valim Suquisaqui
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Indicadores de desenvolvimento sustentável   Planejamento territorial urbano

Resumo

Atualmente, as cidades comportam mais da metade da população do planeta, o que explica a crescente preocupação com a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana. Tanto a qualidade de vida, quanto a qualidade ambiental urbana são temas importantes para o planejamento das cidades e a tomada de decisão do poder público. Pela necessidade de se conhecer melhor os problemas e procurar soluções, surge o conceito de metabolismo urbano, muito importante para se analisar os fluxos de energia, de recursos e de materiais no sistema urbano. Nesse contexto surge a necessidade de se utilizar novas ferramentas que possam apoiar esses estudos, como os indicadores. Dessa forma, o objetivo geral desse projeto é identificar, estudar, selecionar e definir indicadores de sustentabilidade para a aplicação ao contexto de planejamento e gestão ambiental de cidades, na concepção de metabolismo urbano, sob a ótica da qualidade ambiental e da qualidade de vida urbana. Essa pesquisa será do tipo descritiva e será feita a partir da pesquisa bibliográfica sobre os temas da pesquisa, seguida do levantamento de indicadores, que serão estudados com base na atribuição de critérios, aplicando-se a escala Likert. Por fim será aplicado o método FOFA, com a identificação dos Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças, para que os indicadores sejam selecionados sob os aspectos de qualidade de vida urbana, qualidade ambiental urbana e metabolismo urbano. Essa pesquisa espera contribuir com a consolidação do conhecimento científico na área de indicadores de sustentabilidade urbana para gestão e planejamento urbano e ainda, divulgar os resultados para subsidiar novas pesquisas. Palavras-chave: indicadores de sustentabilidade; metabolismo urbano; planejamento urbano; gestão ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, HENRIQUE M. S.; MECHLER-DREIBI, MARINA L.; SONALIO, KARINA; FERRAZ, MARIA EUGENIA S.; STORINO, GABRIEL Y.; BARBOSA, FERNANDA O.; MAES, DOMINIEK; MONTASSIER, HELIO J.; DE OLIVEIRA, LUIS G. Cytokine expression and Mycoplasma hyopneumoniae burden in the development of lung lesions in experimentally inoculated pigs. Veterinary Microbiology, v. 244, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.