O indianismo romantico revisitado: iracema ou a poetica da etimologia.
Indígenas em "romance": re(a)presentações do índio em folhetos de cordel adaptados...
Processo: | 16/17895-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2017 |
Vigência (Término): | 30 de junho de 2017 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada |
Pesquisador responsável: | Fernando Augusto Magalhães Paixão |
Beneficiário: | Fernando Augusto Magalhães Paixão |
Pesquisador Anfitrião: | Gerard Dessons |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Local de pesquisa: | Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França |
Assunto(s): | Literatura brasileira José de Alencar Indianismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Indianismo | Iracema | josé de alencar | prosa poética | Literatura Brasileira |
Resumo Esta solicitação visa a um Estágio de pesquisa na França, por 3 meses, sob supervisão do Prof. Gérard Dessons, da Universidade de Vincennes-Saint-Denis. Já mantenho contato intelectual com ele, pois temos participado de eventos acadêmicos há cerca de 2 anos. O objetivo central será o de aprofundar os conhecimentos sobre Henri Meschonnic, cada vez mais valorizado nos estudos literários contemporâneos e cuja extensa e complexa obra reúne conhecimentos da linguística, antropologia e filosofia. A partir desse estudo, pretende-se escrever um ensaio interpretativo sobre Iracema, de José de Alencar. Escrito em prosa poética, insere-se na vertente indianista do autor e traça uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira. Machado de Assis veio a qualificá-lo de "poema em prosa" e, de fato, o livro apresenta uma atmosfera lírica que nos interessa analisar em profundidade. Na maioria das interpretações, a obra está associada aos debates nacionalistas que se deflagraram após independência do Brasil; por outro lado, o romance é pouco estudado nos aspectos formais e de gênero - que pretendemos privilegiar na análise. Para tanto, vamos nos valer das ideias de Meschonnic, que acreditamos serem fecundas para esse propósito. A exemplo da noção de ritmo que, para ele, está sempre associada à "manifestação de um gestual, de uma corporeidade e de uma subjetividade". Tal será o enfoque com que se pretende indagar as estratégias discursivas de Iracema. | |
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