Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento molecular em septinas: estudos da interface entre SEPT7 e SEPT12

Processo: 16/19734-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Richard Charles Garratt
Beneficiário:Danielle Karoline Silva Do Vale Castro
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/15546-1 - Septinas: estudos comparativos visando correlacionar estrutura e função, AP.TEM
Assunto(s):Septinas   Biologia estrutural   Elementos estruturais de proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Estrutural | estrutura de proteínas | GTPase | Reconhecimento Molecular | septinas | Biologia Estrutural

Resumo

As septinas pertencem a uma grande família de proteínas, caracterizadas por um domínio conservado de ligação a nucleotídeos de guanina. Primeiramente identificadas em leveduras, há cerca de 40 anos, nas quais desempenham um importante papel na septação e divisão celular, estas proteínas estão associadas a diversos processos celulares e patologias em eucariotos. Devido a importância dessa classe de proteínas, é imprescindível compreender as bases molecular e fisiológica de suas funções e o papel da ligação e hidrólise do GTP. Atualmente, um dos maiores desafios no estudo das septinas é entender sua habilidade de interagir especificamente com outras subunidades de septinas para formar heterofilamentos, os quais podem originar estruturas de mais alta ordem. Este aspecto é fundamental para a nossa compreensão da sua bioquímica, bem como melhor elucidar o seu possível papel em diferentes patologias. Esta proposta tem como objetivo estudos estruturais e biofísicos da interação entre os domínios G (domínio de ligação ao GTP) que compõe o heterodímero SEPT7-SEPT12, ainda não estudado em termos estruturais. Como ponto de partida, o alvo principal para os ensaios de cristalização e resolução estrutural será o heterodímero, cuja existência in vivo já foi reportada na literatura. Adicionalmente, baseando-se nas mutações encontradas na proteína SEPT12 (SEPT12T89M e SEPT12D197N) em homens inférteis, serão realizadas análises comparativas da proteína nativa e mutantes, a fim de avaliar o papel das mutações na interação que compõe o heterodímero. Os resultados deste trabalho contribuirão efetivamente para o avanço no entendimento da formação de filamentos identificados no annulus do espermatozoide e como estes estão associados com os fenótipos apresentados por homens inférteis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA DO VALE CASTRO, DANIELLE KAROLINE; DE OLIVEIRA DA SILVA, SABRINA MATOS; PEREIRA, HUMBERTO D'MUNIZ; ALVES MACEDO, JOCI NEUBY; LEONARDO, DIEGO ANTONIO; VALADARES, NAPOLEAO FONSECA; KUMAGAI, PATRICIA SUEMY; BRANDAO-NETO, JOSE; ULIAN ARAUJO, ANA PAULA; GARRATT, RICHARD CHARLES. A complete compendium of crystal structures for the human SEPT3 subgroup reveals functional plasticity at a specific septin interface. IUCRJ, v. 7, p. 18-pg., . (16/04658-9, 16/19734-2, 08/58316-5, 14/15546-1, 10/20290-5, 12/00268-0)
SILVA DO VALE CASTRO, DANIELLE KAROLINE; DE OLIVEIRA DA SILVA, SABRINA MATOS; PEREIRA, HUMBERTO D'MUNIZ; ALVES MACEDO, JOCI NEUBY; LEONARDO, DIEGO ANTONIO; VALADARES, NAPOLEAO FONSECA; KUMAGAI, PATRICIA SUEMY; BRANDAO-NETO, JOSE; ULIAN ARAUJO, ANA PAULA; GARRATT, RICHARD CHARLES. A complete compendium of crystal structures for the human SEPT3 subgroup reveals functional plasticity at a specific septin interface. IUCRJ, v. 7, n. 3, p. 462-479, . (10/20290-5, 08/58316-5, 16/19734-2, 16/04658-9, 12/00268-0, 14/15546-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Danielle Karoline Silva Do Vale. Reconhecimento molecular de septinas: estudos da interface entre SEPT7 e SEPT12. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.