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O Tarô Visconti-Sforza como espaço de relações e transferências no século XV italiano

Processo: 16/03261-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Flavia Galli Tatsch
Beneficiário:Ligia Balestra Vasconcelos
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte italiana século XV | Arte Tardo-Medieval | Tarô Visconti-Sforza | Transferências e circulações | História da Arte

Resumo

Em busca de novas perspectivas sobre o tratamento dos objetos artísticos pela História da Arte, o projeto de pesquisa visa demonstrar a relevância dos estudos sobre a circulação de modelos iconográficos que contribuíram para a produção artística do século XV lombardo. Através da análise do tarô Visconti-Sforza realizado para a corte de Milão, serão evidenciadas as confluências culturais que marcaram o período de transição da Idade Média para a Moderna e que transparecem na arte pela permanência dos modelos iconográficos anteriores. O tarô é apresentado aqui como um objeto artístico significativo para o entendimento das circulações porque sugere uma ampla rede de relações entre agentes sociais - além do artista e comitente, os próprios objetos artísticos como os afrescos e manuscritos - para que seja produzido e evoca o reconhecimento das produções artísticas populares como parte de um mesmo espaço de transferências de imagens. (AU)

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