Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos hedônicos do comportamento alimentar: tradução, adaptação e validação do Leeds Food Preference Questionnaire para a população brasileira

Processo: 16/17230-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Veridiana Vera de Rosso
Beneficiário:Joana Pereira de Carvalho Ferreira
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição humana   Obesidade   Comportamento alimentar   Transtorno da compulsão alimentar   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento alimentar | Motivação | obesidade | Prazer | Nutrição

Resumo

O padrão nutricional da população brasileira vem sofrendo uma significativa modificação nas últimas décadas, com o aumento na prevalência do excesso de peso/Obesidade e diminuição dos casos de baixo peso. A etiologia da Obesidade é multifatorial e está relacionada com fatores comportamentais, como sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis. O conhecimento acerca dos fatores que predispõem o indivíduo a apresentar esses comportamentos é relevante, tanto em termos de avanço científico, como para a prática clínica. Neste contexto, o grupo do Dr. Graham Finlayson da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveu um instrumento de avaliação dos aspectos afetivos e motivacionais (liking e wanting) envolvidos na preferência alimentar, possibilitando uma medida acurada dos aspectos hedônicos do comportamento alimentar e a compreensão dos aspectos predisponentes para o aumento do peso. O presente projeto tem como principal objetivo traduzir, adaptar e validar o Leeds Food Preference Questionnaire para a população brasileira. O segundo objetivo é realizar um protocolo de estudo, utilizando-se do LFPQ para avaliação de indivíduos obesos, com e sem compulsão alimentar. Este projeto representa, desta forma, um avanço na área, visto que esta é uma possibilidade inédita de avaliação dos citados constructos no Brasil, os quais podem auxiliar os profissionais de saúde no desenvolvimento de estratégias mais eficazes para controle e tratamento da Obesidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO-FERREIRA, JOANA PEREIRA; FINLAYSON, GRAHAM; DA CUNHA, DIOGO THIMOTEO; CALDAS, GABRIELE; BANDONI, DANIEL; DE ROSSO, VERIDIANA VERA. Adiposity and binge eating are related to liking and wanting for food in Brazil: A cultural adaptation of the Leeds food preference questionnaire. APPETITE, v. 133, p. 174-183, . (16/17230-7)
DE CARVALHO-FERREIRA, JOANA PEREIRA; DA CUNHA, DIOGO THIMOTEO; FINLAYSON, GRAHAM; CALDAS, GABRIELE; JAMAR, GIOVANA; BANDONI, DANIEL HENRIQUE; PISANI, LUCIANA PELLEGRINI; DE ROSSO, VERIDIANA VERA. Differential impact of consuming foods perceived to be high or low in fat on subsequent food reward. FOOD QUALITY AND PREFERENCE, v. 85, . (16/17230-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.