O documentário no Novo Cinema Latino-Americano: práticas na Argentina, Brasil e Cuba
Memória, narrativa e a dimensão discursiva da experiência escolar
"Fogo à vontade!" - lendo os massacres coloniais pelos filmes senegaleses "Emitai"...
Processo: | 16/17802-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de dezembro de 2016 |
Vigência (Término): | 30 de novembro de 2019 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - História |
Acordo de Cooperação: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Cristina Meneguello |
Beneficiário: | Marcelo Róbson Téo |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Teoria da história Narrativa Ensino de história Narrativa histórica Cinema |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | (áudio)visual | cinema | Ensino de História | História Pública | Narrativa | Teoria da História | narrativa histórica |
Resumo Transcender a textualidade do registro científico: eis um desafio que vem sendo timidamente enfrentado em diversas áreas do conhecimento. As motivações para tal são também variadas, e vão desde necessidades impostas pela mercantilização da ciência, passando pela crise das narrativas acadêmicas (pouco acessadas pelo público em geral), até desafios postos pelas novas gerações de "leitores", profundamente marcadas pelo universo visual. A grande questão é: por que e como diluir a soberania do texto em prol do uso de linguagens (áudio)visuais? Existe uma ampla gama de respostas possíveis que, juntas, oferecem um panorama das necessidades e possibilidades da narrativa científica no mundo contemporâneo. A presente proposta de estudos pós-doutorais tem por objetivo discuti-las, tomando o campo historiográfico como plataforma de análise. Para tal será preciso atacar o problema em diversas frentes, tanto teoricamente - teoria da história, teoria do cinema, estudos visuais, antropologia visual e sonora, história pública, ensino de história, estudos decoloniais -, quanto em seus desdobramentos práticos, refletindo sobre questões técnicas e o impacto desta transição nos currículos universitários e escolares. (AU) | |
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