Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da solidificação de ferros fundidos conformados por spray

Processo: 16/19326-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Claudemiro Bolfarini
Beneficiário:Júlia Frasnelli Matias Fernandes
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Conformação por spray   Atomização   Solidificação   Ferro fundido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atomização | Conformação por spray | diagramas de fases | solidificação | Solidificação após conformação por spray.

Resumo

O processo de conformação por spray é uma técnica de fundição avançada que permite a produção de produtos com estrutura refinada, grãos equiaxiais (não-dendríticos) e baixos níveis de segregação diretamente do metal líquido e independentemente da liga processada. Embora a microestrutura vantajosa dos produtos conformados por spray seja bem conhecido dos pesquisadores da área, como esta microestrutura típica é formada e a questão se conformação por spray é ou não uma técnica de solidificação rápida ainda é debatida na comunidade internacional. O grupo de pesquisa no qual este projeto de iniciação científica se insere tem contribuído de maneira importante na compreensão dos mecanismos que ocorrem durante a solidificação de ligas conformadas por spray. Dentro deste escopo, este projeto de iniciação científica visa abordar a questão acima através do estudo da solidificação de ferros fundidos conformados por spray, uma vez que é bem sabido que a taxa de resfriamento e a velocidade de solidificação tem um grande efeito na microestrutura final dessas ligas, podendo solidificar-se como ferro fundido cinzento ou branco. Dessa forma a escolha dessa liga pode contribuir bastante para o entendimento do mecanismo de solidificação na conformação por spray. O projeto propõe esse estudo através da análise microestrutural dos depósitos e dos pós overspray de três composições de ferros fundidos com intervalos entre as temperaturas eutéticas estável e metaestável diferentes, e com diferentes fases primárias. As composições estudadas serão selecionadas através da simulação termodinâmica com o programa Thermo-Calc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)