Busca avançada
Ano de início
Entree

Regras de política fiscal em um modelo de crescimento com distribuição de renda

Processo: 16/20245-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Monetária e Fiscal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Gilberto Tadeu Lima
Beneficiário:Rafael Saulo Marques Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política fiscal   Crescimento econômico   Gastos públicos   Dívida pública   Distribuição de renda   Países em desenvolvimento

Resumo

Este trabalho pretende explorar alguns aspectos do debate sobre a fixação de um teto para os gastos públicos e a sustentabilidade da dívida pública em uma estrutura teórica mais geral baseada nos modelos de crescimento com distribuição de renda. Pretendemos mostrar como uma regra fiscal que fixa um limite para os gastos públicos, excluindo o pagamento de juros, pode não ser suficiente para garantir uma trajetória não explosiva da razão dívida-PIB. A partir daí, sugerimos que uma regra de política fiscal que leve em consideração, além do teto para os gastos, também o nível de atividade da economia e que exclua os investimentos públicos do teto de gastos pode ser mais eficaz com relação ao objetivo de estabilização da dívida. Argumenta-se também que a atuação do Banco Central na condução da política monetária deve levar em consideração em sua função de reação a meta para os gastos estabelecida pela autoridade fiscal, garantindo assim uma maior estabilidade para o sistema. Por fim, analisamos as possibilidades de testes empíricos no intuito de avaliar se a adoção de um teto para os gastos públicos tem sido suficiente para garantir a sustentabilidade da dívida no longo prazo em países em desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, RAFAEL S. M.; LIMA, GILBERTO TADEU. Government expenditure ceiling and public debt dynamics in a demand-led macromodel. JOURNAL OF POST KEYNESIAN ECONOMICS, v. 42, n. 3, p. 363-389, JUL 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.