Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse celular na modulação da angiogênese: o papel das vesículas extracelulares

Processo: 16/19968-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de julho de 2017
Vigência (Término): 09 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Vanessa Morais Freitas
Beneficiário:Vanessa Morais Freitas
Pesquisador Anfitrião: Luisa Iruela-Arispe
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos  
Assunto(s):Células endoteliais   Biologia tumoral   Vesículas extracelulares   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiogenese | células endoteliais | Células tumorais de mama | vesículas extracelulares | Biologia Tumoral

Resumo

O câncer de mama representa o 2º câncer mais letal em todo o mundo, sendo a malignidade mais frequente e mortal na população do sexo feminino. Durante a progressão tumoral, a angiogênese é estimulada por células tumorais e garante o aporte de nutrientes e oxigênio garantindo o crescimento sustentado das células tumorais. Antes da formação desses novos vasos, as condições presentes no microambiente tumoral incluem acidose, hipóxia, limitação de nutrientes e em células metastáticas, ausência de substrato adesivo. Acreditamos que somente células resistentes à essas condições inóspitas podem sobreviver e dar continuidade ao crescimento do tumor. Em contrapartida, o modelo in vitro convencionalmente utilizado no estudo do câncer não reproduz fielmente o microambiente tumoral, pois apresenta pH neutro, normóxico, com meios nutritivos e substratos bidimensionais plásticos tratados para facilitar a adesão celular. Nosso laboratório, utilizando PCR array, avaliou a expressão gênica de células tumorais de mama em diferentes situações de estresse e observamos o aumento da expressão de genes envolvidos na angiogênese quando as células tumorais são cultivadas em pH ácido. Além disso, observamos que células tumorais resistentes ao pH ácido, produzem mais vesículas extracelulares do que as células controle. Essas vesículas podem levar informações específicas para células do microambiente tumoral, incluindo as células endoteliais. Temos o intuito de investigar se a diminuição no pH em culturas de células tumorais poderia induzir a formação de novos vasos por células vizinhas (endoteliais). Essa informação vai contribuir para o entendimento da angiogênese em tumores, o que pode aumentar as chances de conseguirmos novas terapias para barrar a progressão dos tumores de mama.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HILFENHAUS, GEORG; MOMPEON, ANA; FRESHMAN, JONATHAN; PRAJAPATI, DIVYA P.; HERNANDEZ, GLORIA; FREITAS, VANESSA M.; MA, FEIYANG; LANGENBACHER, ADAM D.; MIRKOV, SNEZANA; SONG, DANA; et al. A High-Content Screen Identifies Drugs That Restrict Tumor Cell Extravasation across the Endothelial Barrier. Cancer Research, v. 81, n. 3, p. 619-633, . (16/19968-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.