Busca avançada
Ano de início
Entree

Diálogos entre Psicanálise e Ditadura: Um estudo acerca das publicações psicanalíticas brasileiras em tempos ditatoriais.

Processo: 16/03591-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 15 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Belinda Piltcher Haber Mandelbaum
Beneficiário:Aline Librelotto Rubin
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/00063-6 - Diálogos entre Psicanálise e Ditatura: Um estudo acerca das publicações psicanalíticas em tempos ditatoriais, BE.EP.DR
Assunto(s):Ditadura   História da psicanálise

Resumo

Esta pesquisa de doutorado é vinculada a um projeto mais amplo, resultado de uma parceria entre o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e o Departamento de Psychosocial Studies do Birkbeck College (Inglaterra), que investiga as condições de emergência e desenvolvimento da Psicanálise no Brasil, principalmente durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985) (Processo FAPESP 2015/11244-3). No intuito de contribuir para os estudos historiográficos da Psicanálise no Brasil, este projeto busca aprofundar um trabalho já iniciado pela pesquisadora em 2013, em sua dissertação de Mestrado defendida no departamento inglês acima mencionado. O foco do projeto consiste em compreender, por meio da análise documental literária, de que maneira as instituições psicanalíticas se posicionaram durante o período ditatorial e como interagiram com a realidade social do período, investigando eventuais movimentos de questionamento e transformação da Psicanálise brasileira em sua inserção social. A investigação também buscará analisar a natureza destas publicações, a fim de mapear linhas de estudos, temas, escolas psicanalíticas, entre outros aspectos que dizem respeito às características desta produção científica que venham a emergir durante a pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)