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A aquisição de linguagem por crianças surdas na educação infantil

Processo: 16/19102-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Érica Aparecida Garrutti
Beneficiário:Tarsila Nunes de Andrade Moreira
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Educação infantil   Bilinguismo   Educação especial   Pessoas com deficiência auditiva   Aquisição da linguagem   Desenvolvimento da linguagem

Resumo

Com foco numa abordagem bilíngue, este estudo objetiva conhecer e analisar o processo de aquisição de linguagem por crianças surdas. Fundamentando-se no sociointeracionismo e em estudos que versam sobre a educação de surdos, consiste numa pesquisa de campo, que investigará uma turma de Educação Infantil bilíngue - Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças ouvintes e surdas ou apenas crianças surdas. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados: observações da rotina de um grupo de crianças, registradas em um diário de campo, e entrevistas realizadas com o(s) respectivo(s) professor(es) da turma, coordenador(a) e diretor(a) da instituição. Como resultado, espera-se um entendimento mais aprofundado acerca do desenvolvimento da linguagem e cognição em crianças surdas que tenham contato com a língua de sinais já nos primeiros anos de vida, conhecendo-se, assim, meios que possam favorecer um crescimento saudável, em termos de cognição e comunicação, às crianças surdas. (AU)

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