Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhorando o desempenho e depuração de aplicações transacionais através de anotações do programador

Processo: 16/12103-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Alexandro José Baldassin
Beneficiário:Bruno Chinelato Honorio
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Programação paralela   Memória transacional   Montadores e compiladores   Eficiência

Resumo

Memória Transacional (Transactional Memory - TM) possibilita que programadores utilizem-se do conceito de transação na escrita de código concorrente. Nesse contexto, uma transação pode ser entendida como um bloco de instruções que é executado atomicamente e de forma isolada, ou seja, os estados intermediários no processamento de uma transação não são vistos pelas demais. Embora inicialmente confinada ao ambiente acadêmico, TM está se tornando cada vez mais popular. Prova disto é a adição de hardware transacional aos novos processadores da Intel e IBM, além de suporte para codificação de transações provido por compiladores como o GCC.A grande vantagem do modelo transacional é o maior nível de abstração fornecido ao programador, facilitando a escrita de programas concorrentes e evitando erros de sincronização famosos causados pelas travas (locks), como o deadlock. Infelizmente, o suporte em software para execução de transações ainda não provê desempenho muito bom. Em particular, o código transacional, produzido por compiladores e o sistema de tempo de execução associado, ainda pode ser considerado ineficiente. Visando sanar esse problema, este projeto de Mestrado objetiva criar métodos baseados em anotações fornecidas pelo programador para auxiliar o compilador na geração de código transacional mais eficiente. Esse conhecimento adicional proporcionado pelo programador visa evitar a instrumentação excessiva geralmente usada pelos compiladores para garantir a corretude do código. Ao mesmo tempo, estas anotações podem auxiliar o compilador e o sistema de tempo de execução a fornecer informações de depuração com a intenção de ajudar o programador a encontrar erros durante a escrita do código transacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HONORIO, Bruno Chinelato. Melhorando o desempenho de aplicações transacionais através de anotações do programador. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.