Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação e estudos funcionais de miRNAs diferencialmente expressos em carcinomas serosos de alto grau de pacientes com distintas evoluções clínicas

Processo: 16/09349-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Rafael Malagoli Rocha
Beneficiário:Nayra Soares Do Amaral
Supervisor: George A. Calin
Instituição Sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Texas MD Anderson Cancer Center (MD Anderson), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/03021-1 - Identificação de microRNAs diferencialmente expressos em carcinomas serosos de alto grau de pacientes com distintas evoluções clínicas, BP.DR
Assunto(s):Biologia molecular   Neoplasias ovarianas   Progressão tumoral   MicroRNAs   Resistência a medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de ovário | Estudos funcionais | miRNAs | Biologia Molecular

Resumo

Apesar da alta mortalidade do câncer de ovário, ainda pouco se sabe a respeito de marcadores que possam auxiliar precocemente o diagnóstico e predizer resposta terapêutica de mulheres com adenocarcinoma seroso de alto grau. Alguns estudos tem demonstrado o papel dos miRNAs na progressão do câncer de ovário, no prognóstico e na resistência à drogas. Em nosso estudo selecionamos amostras homogêneas quanto ao tipo histológico, cirurgia e estadiamento clínico, com o objetivo avaliar a expressão de miRNAs em pacientes com distintas evoluções clínicas. Nós identificamos 53 miRNAs hipoexpressos no grupo de pacientes não sensíveis em relação as pacientes sensíveis a quimioterapia. Dentre os 53 miRNAs diferencialmente expressos, observamos que os hsa-miR-616-3p, hsa-miR-4267, hsa-miR-4448, hsa-miR-934 e hsa- miR-155-5p foram associados com a sobrevida câncer especifica e livre de doenças, todavia pouco se sabe sobre a função e quais os alvos destes miRNAs. Objetivos: Este projeto busca a validação e elucidação dos mecanismos e alvos dos miRNAs identificados diferencialmente expressos entre pacientes com adenocarcinoma seroso de ovário, sensíveis e não sensíveis à quimioterapia associados com a sobrevida. Método: Os miRNAs serão validados por ISH e PCR em Tempo Real, os alvos dos miRNAs serão validados pelo ensaio da Luciferase e Imunohistoquímica. Os ensaios funcionais dos serão feitos pela transfecção de miRNAs miméticos em uma linhagem celular de ovário, avaliando seu impacto em ensaios de migração, proliferação e apoptose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUENTES-MATTEI, ENRIQUE; BAYRAKTAR, RECEP; MANSHOURI, TAGHI; SILVA, ANDREIA M.; IVAN, CRISTINA; GULEI, DIANA; FABRIS, LINDA; DO AMARAL, NAYRA SOARES; MUR, PILAR; PEREZ, CRISTINA; et al. miR-543 regulates the epigenetic landscape of myelofibrosis by targeting TET1 and TET2. JCI INSIGHT, v. 5, n. 1, . (16/09349-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.