Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação qualitativa da matéria orgânica em sistemas de uso e manejo do solo revelada por técnicas espectroscópicas

Processo: 16/02387-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Débora Marcondes Bastos Pereira
Beneficiário:Clever Briedis
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):17/23159-6 - Variação quantitativa e qualitativa da MOS em solos inteiros e frações afetados por tempos de adoção do sistema de plantio direto: evidências da abundância natural de 13C e espectroscopia de RMN de 13C, BE.EP.PD
Assunto(s):Espectroscopia   Fluorescência   Matéria orgânica do solo   Substâncias húmicas   Manejo do solo   Solos

Resumo

O uso inadequado do solo, através da conversão da vegetação nativa para áreas agrícolas com preparo intensivo do solo, vem historicamente diminuindo os estoques de matéria orgânica (MO) e aumentando as emissões de gases causadores de efeito estufa (GEE), principalmente o CO2. No entanto, técnicas conservacionistas de cultivo, como o plantio direto, têm contribuído para reverter esse processo, e vários estudos já demonstraram seu efeito benéfico no aumento da MO e, respectivamente, na qualidade do solo. Apesar disso, alterações qualitativas da MO, em diferentes sistemas de uso a manejo do solo ainda são pouco conhecidas, principalmente em solos subtropicais e tropicais. Assim, esse projeto visa o avanço no conhecimento a respeito da composição química e estrutural e dos mecanismos de estabilização da MO em sistemas de manejo, o que possibilitará o desenvolvimento de estratégias que promovam o aumento do sequestro e manutenção da MO no solo por longo período. Isso irá contribuir eficientemente para a mitigação de gases causadores do efeito estufa e para a melhoria da qualidade ambiental em áreas agrícolas. Para se alcançar os objetivos desse projeto, serão utilizadas amostras de solo de três experimentos de longa duração em uso e manejo do solo, localizados em região subtropical e tropical do Brasil. Diferentes técnicas espectroscópicas serão utilizadas no solo intacto, nas frações funcionais e nas substâncias húmicas da MO, visando a avaliação do seu grau de humificação e recalcitrância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIEDIS, CLEVER; BALDOCK, JEFF; DE MORAES SA, JOAO CARLOS; DOS SANTOS, JOSIANE BURKNER; BASTOS PEREIRA MILORI, DEBORA MARCONDES. Strategies to improve the prediction of bulk soil and fraction organic carbon in Brazilian samples by using an Australian national mid-infrared spectral library. Geoderma, v. 373, AUG 15 2020. Citações Web of Science: 0.
BRIEDIS, CLEVER; BALDOCK, JEFF; DE MORAES SA, JOAO C.; DOS SANTOS, JOSIANE B.; MCGOWAN, JANINE; MILORI, DEBORA M. B. P. Organic carbon pools and organic matter chemical composition in response to different land uses in southern Brazil. European Journal of Soil Science, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.