Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito do LPS no modelo das mutações das isoformas ±2- ou ±3 Na+/K+ -ATPase em camundongos

Processo: 16/21343-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 04 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Jacqueline Alves Leite
Supervisor: Karin Lykke-Hartmann
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Aarhus University, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:14/10171-0 - Avaliação do papel modulador da ouabaína no eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal em ratos submetidos ao estresse crônico imprevisível, BP.DR
Assunto(s):Mutação   Lipopolissacarídeos   Neuroinflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:K+-ATPase | Lps | Mutações | Na+ | Neuroinflamação | Neuroinflamação

Resumo

A enzima Na+,K+-ATPase é uma bomba de íons integral de membrana, essencial para manter o equilíbrio osmótico das células. Das quatro isoformas de subunidades ±1-4, ±1-3 são expressas no sistema nervoso central. A isoforma ±2 é altamente presente em astrócitos e a isoforma ±3 é específica para neurônios. As mutações nos genes que codificam as isoformas ±2 e ±3 podem causar diferentes doenças neurológicas, tais como Enxaqueca Familiar Hemiplégica Tipo 2 (FHM2) (mutações ATP1A2), ou Parkinsonismo Distonia de Início Rápido e Hemiplegia Alternante da Infância (RDP/AHC, respectivamente, por mutações na isoforma ±3). Curiosamente, descobertas recentes mostraram, em co-cultura de neurônios e astrócitos, que knockdown da isoforma ±2Na+/K+-ATPase no astrócito do mutante Superóxido Dismutase 1 (SOD1) foi capaz de proteger os neurônios motores da degeneração, além disso a respiração mitocondrial e a expressão de genes inflamatórios eram induzida em astrócitos de camundongos mutantes da SOD1, sugerindo que o aumento na regulação da ±2Na+/K+-ATPase estimula a expressão de genes que regulam a respiração mitocondrial e fatores inflamatórios. Além disso, estudos anteriores mostraram que a ouabaína, um inibidor da Na+,K+-ATPase, apresentou uma ação anti-inflamatória e anti-apoptótica importante no cérebro. O objetivo geral deste projeto é avaliar o efeito da Na+,K+-ATPase na neuroinflamação. Para este fim, vamos utilizar camundongos heterozigotos portadores de mutações nas isoformas ±2 (±2 +/G301R) e ±3 (±3 +/D801Y), respectivamente.O lipopolissacárido (LPS) é um dos principais componentes da membrana externa de bactérias Gram-negativas que ativa o sistema imunológico via ativação de receptores TLR4. A administração sistêmica de LPS pode causar neuroinflamação em modelos animais por mecanismos que envolvem a expressão de citocinas pró-inflamatórias, ativação de NF-kB e inibição da produção do fatores neurotróficos. Sabendo da relação entre a atividade das isoformas ±2 e ±3 da Na+,K+-ATPase em doenças neurodegenerativas e neuroinflamação, bem como um efeito anti-inflamatório da Ouabaína no SNC e periferia, propõe-se examinar como as isoformas da ±2 e ±3 estão associados a neuroinflamação em camundongos ±2+/G301R e ±3+/D801Y. Diante disto, o presente projeto é importante, pois irá contribuir para uma melhor compreensão da fisiopatologia das doenças associadas com a neuroinflamação, bem como a descoberta de novos alvos terapêuticos para as doenças neurodegenerativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, J. A.; ISAKSEN, T. J.; HEUCK, A.; SCAVONE, C.; LYKKE-HARTMANN, K.. The alpha(2) Na+/K+-ATPase isoform mediates LPS-induced neuroinflammation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (16/07427-8, 16/21343-1, 14/10171-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.