Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de N, N-dimetil-meta-toluamida e óleo de citronela via polimerização em miniemulsão

Processo: 16/13427-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Guilherme Martinate Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Repelentes de insetos   Microencapsulação   Polimerização

Resumo

A utilização de repelentes de insetos é uma medida preventiva fundamental para que a transmissão de doenças como a dengue, malária e chikungunya seja evitada. Embora algumas substâncias repelentes possam ser aplicadas na pele sob a forma de loções, o seu uso é restrito, já que elas não podem ser aplicadas em bebês, os quais são extremamente vulneráveis às doenças anteriormente mencionadas. A encapsulação dessas substâncias e o seu uso como repelentes ambientais em tintas surge como uma alternativa promissora que permite prolongar o efeito repelente desses compostos através da liberação controlada e proteger ambientes fechados. A polimerização em miniemulsão é uma técnica simples que permite a encapsulação de substâncias em nanocápsulas poliméricas. A liberação da substância repelente para o ar é intimamente ligada às propriedades do polímero que forma a casca da nanocápsula. Na presente proposta de projeto, propõe-se a encapsulação de substâncias repelentes (como o DEET e o óleo de citronela) através do método de polimerização em miniemulsão de diferentes monômeros metacrílicos. Serão realizados experimentos de síntese das nanocápsulas para a avaliação da eficácia de encapsulação das substâncias repelentes. O polímero será caracterizado por análise térmica, microscopias e distribuição de massa molar. Experimentos de liberação serão realizados para polímeros com diferentes temperaturas de transição vítrea (Tg), a fim de determinar uma composição de monômeros adequada ao propósito. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, G. M.; BIGON, J. P.; MONTORO, F. E.; LONA, L. M. F.. Encapsulation of N,N-diethyl-meta-toluamide (DEET) via miniemulsion polymerization for temperature controlled release. Journal of Applied Polymer Science, v. 136, n. 9, . (16/13427-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Guilherme Martinate. Encapsulação de N,N-dietil-meta-toluamida e óleo de citronela via polimerização em miniemulsão. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180095250 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 10 de maio de 2018