Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de N, N-dimetil-meta-toluamida e óleo de citronela via polimerização em miniemulsão

Processo: 16/13427-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Guilherme Martinate Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Repelentes de insetos   Microencapsulação   Polimerização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Polimerização em Miniemulsão | reação de polimerização | Reatores Químicos

Resumo

A utilização de repelentes de insetos é uma medida preventiva fundamental para que a transmissão de doenças como a dengue, malária e chikungunya seja evitada. Embora algumas substâncias repelentes possam ser aplicadas na pele sob a forma de loções, o seu uso é restrito, já que elas não podem ser aplicadas em bebês, os quais são extremamente vulneráveis às doenças anteriormente mencionadas. A encapsulação dessas substâncias e o seu uso como repelentes ambientais em tintas surge como uma alternativa promissora que permite prolongar o efeito repelente desses compostos através da liberação controlada e proteger ambientes fechados. A polimerização em miniemulsão é uma técnica simples que permite a encapsulação de substâncias em nanocápsulas poliméricas. A liberação da substância repelente para o ar é intimamente ligada às propriedades do polímero que forma a casca da nanocápsula. Na presente proposta de projeto, propõe-se a encapsulação de substâncias repelentes (como o DEET e o óleo de citronela) através do método de polimerização em miniemulsão de diferentes monômeros metacrílicos. Serão realizados experimentos de síntese das nanocápsulas para a avaliação da eficácia de encapsulação das substâncias repelentes. O polímero será caracterizado por análise térmica, microscopias e distribuição de massa molar. Experimentos de liberação serão realizados para polímeros com diferentes temperaturas de transição vítrea (Tg), a fim de determinar uma composição de monômeros adequada ao propósito. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, G. M.; BIGON, J. P.; MONTORO, F. E.; LONA, L. M. F.. Encapsulation of N,N-diethyl-meta-toluamide (DEET) via miniemulsion polymerization for temperature controlled release. Journal of Applied Polymer Science, v. 136, n. 9, . (16/13427-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Guilherme Martinate. Encapsulação de N,N-dietil-meta-toluamida e óleo de citronela via polimerização em miniemulsão. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE ENCAPSULAÇÃO DE N,N-DIMETIL-META-TOLUAMIDA, PARTÍCULAS POLIMÉRICAS E USO DAS MESMAS BR1020180095250 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . GUILHERME MARTINATE GOMES / LILIANE MARIA FERRARESO LONA - 10 de maio de 2018