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O processo de desenvolvimento das competências e habilidades no curso de Engenharia Aeronáutica

Processo: 16/15314-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 02 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernando Martini Catalano
Beneficiário:Andriela Francisco Ferreira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/02444-4 - O processo de desenvolvimento das competências e habilidades no curso de engenharia aeronáutica, BE.EP.IC
Assunto(s):Engenharia aeronáutica   Ensino e aprendizagem   Avaliação da aprendizagem   Inquéritos e questionários   Entrevistas (psicologia)   Pesquisa bibliográfica   Modelos de aprendizagem

Resumo

Este trabalho objetiva comparar o nível de desenvolvimento de competências e habilidades presente em egressos do curso de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP) em relação as expectativas do mercado de trabalho e, posteriormente, propor alterações a estrutura do curso a partir de metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação distintas da tradicional. A taxonomia de competências e habilidades utilizada será a do CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate), amparada por diretrizes curriculares e perfis de egressos da UNESCO, do MEC e da EESC. Como medidores de comparação serão aplicados questionários e entrevistas a egressos e seus responsáveis em empresas tipicamente interessadas neste profissional. As metodologias adequadas ao curso serão definidas a partir de estudos bibliográficos e estudo de campo em visitas a instituições que operem modelos de ensino-aprendizagem e avaliação inovadores. Ao analisar os resultados derivados dos questionários e das entrevistas por recurso estatístico e confrontá-los com as vantagens e desvantagens dos métodos estudados como PBL (Problem Based Learning) e método de Keller, espera-se como resultado uma proposta de otimização ao curso.

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