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Comportamentos interativos e sincronia de díades mãe-bebê e pai-bebê: identificação e intervenção

Processo: 16/10556-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Taís Chiodelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Análise do comportamento   Relações mãe-filho   Relações pais-criança   Estudos de intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interação mãe-bebê | Interação pai-bebê | intervenção | Procedimento Still-Face | Sincronia | Interação mãe-bebê e pai-bebê

Resumo

O presente estudo pretende descrever e comparar comportamentos interativos e sincronia de díades mãe-bebê e pai-bebê, em interação livre e no procedimento do Face to Face Still-Face (FFSF), aos três/quatro meses e aos seis/sete meses, de meninos e meninas e antes e depois de uma intervenção baseada nas filmagens da interação. Participarão da pesquisa entre 40 a 60 díades mãe-bebê e pai-bebê, de bebês de três ou quatro meses de idade, identificadas nos prontuários de atendimento de um projeto de extensão que acompanha o desenvolvimento de bebês durante o primeiro ano de vida. O estudo terá duas etapas. Na Etapa 1 (com bebês de três/quatro meses): filmagem das interações mãe-bebê e pai-bebê em interação livre e no procedimento do Face to Face Still-Face; análise dos comportamentos interativos maternos/paternos do bebê e de sincronia, com utilização de protocolos específicos; identificação de díades que atendem a critérios estabelecidos para intervenção; intervenção individual com pai e/ou mãe com objetivo de promover melhoras nas interações com seu bebê, baseada em trechos das filmagens em que mãe/pai emitem comportamentos interativos positivos, negativos e presença/ausência de sincronia com o bebê. Ao término da intervenção, uma nova gravação com os dois procedimentos será realizada. Na Etapa 2 (com os bebês com seis/sete meses de idade): tanto os pais/mães que realizaram a intervenção como aqueles que não atingiram os critérios serão convidados a repetir os procedimentos de filmagem. Serão adotados os mesmos procedimentos da etapa anterior. Serão conduzidas análises entre grupos comparando o contexto de interação (livre ou FFSF), díades de pais e mães, idade (três/quatro meses e seis/sete meses) e sexo do bebê e, também, intra grupos, avaliando a interação antes e depois da intervenção. Estudar interações mãe-bebê e pai-bebê possibilita identificar variáveis que as influenciam e, uma vez que constituem risco, planejar intervenções que minimizem seus efeitos no desenvolvimento infantil.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIODELLI, Taís. Comportamentos interativos e sincronia de díades mãe-bebê e pai-bebê: identificação e intervenção. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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