Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do uso de nanocristais de celulose obtidos via hidrólise sem uso de ácido mineral (água subcrítica) em compósitos poliméricos

Processo: 16/07370-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Antonio José Felix de Carvalho
Beneficiário:Lísias Pereira Novo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Materiais nanoestruturados   Materiais compósitos   Celulose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água subcrítica | celulose | compósitos | materiais biodegradáveis | Nanomateriais | Nanowhiskers | Polímeros

Resumo

Atualmente, existe uma grande demanda para a utilização de materiais e rotas reacionais sustentáveis. Neste contexto, destaca-se o uso de nanocristais de celulose como reforço em materiais compósitos. Contudo, existem alguns problemas relacionados tanto ao método utilizado para a produção dos nanocristais quanto aos processos de obtenção dos materiais compósitos. O principal processo de produção de nanocristais é realizado utilizando-se soluções de ácido sulfúrico concentrado (aprox. 50%) que tem como função hidrolisar parcialmente a celulose liberando assim os nanocristais que seriam oriundos das partes mais cristalinas. Desse modo esse processo apresenta duas grandes desvantagens, i) a necessidade de utilização de ácidos inorgânicos em elevadas quantidades e ii) uso de grandes volumes de água no processo de lavagem e purificação dos nanocristais, fatores que tornam o processo pouco viável doponto de vista da aplicação industrial. Buscando resolver esses problemas, o processo de hidrólise usando água subcrítica para a obtenção de nanocristais de celulose mostra grande potencialidade. Contudo, o produto final é diferente do produto obtido por hidrólise com o ácido sulfúrico, pois ao contrário deste que apresenta grupos ionizáveis na sua superfície devido a sulfonação da celulose, os nanocristais obtidos em água subcrítica são praticamente neutros. A ideia principal deste projeto é fugir do senso comum de buscar modificar os nanocristais de celulose para sua aplicação em compósitos e sim buscar metodologias de preparação e matrizes diferenciadas. Desta maneira, propõe-se utilizar técnicas que utilizem como veículo principal a água para a obtenção de materiais compósitos, como a técnica de desestabilização da emulsão de polímero apolar, objetivando a sua aplicação industrial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOVO, LISIAS PEREIRA; DA SILVA CURVELO, ANTONIO APRIGIO; FELIX CARVALHO, ANTONIO JOSE. Nanocomposites of acid free CNC and HDPE: Dispersion from solvent fat driven by fast crystallization/gelation. JOURNAL OF MOLECULAR LIQUIDS, v. 266, p. 233-241, . (16/07370-6)
NOVO, LISIAS P.; CURVELO, ANTONIO A. S.. Hansen Solubility Parameters: A Tool for Solvent Selection for Organosolv Delignification. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 58, n. 31, p. 14520-14527, . (16/07370-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.